A Aprendizagem Cooperativa e a sua influência na aquisição de competências sociais, da assertividade e da crença de autoeficácia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10348/12762 |
Resumo: | Atualmente, verifica-se uma grande necessidade de implementar nas salas de aula metodologias que possibilitem uma formação integral dos alunos, não só considerando as aprendizagens no domínio cognitivo, mas também a outros níveis, nomeadamente o desenvolvimento de competências necessárias à vida em sociedade, previstas nos documentos oficiais, orientadores do processo de ensino e aprendizagens, como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Entre estas estão as competências de relacionamento interpessoal ou competências sociais. A par disso, competências como a assertividade e a crença de autoeficácia são também importantes e assumem influência na aprendizagem. A aprendizagem cooperativa, é uma das metodologias referidas na literatura como mais eficientes na promoção das competências sociais, e também com efeitos muito positivos no desenvolvimento da assertividade e da crença de autoeficácia dos alunos. Considerando o anteriormente exposto, este trabalho teve por objetivos: avaliar a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais, na assertividade e na crença de autoeficácia de alunos do 1.ºCEB e conhecer a opinião dos alunos sobre a importância da aprendizagem cooperativa para a sua aprendizagem. A investigação foi desenvolvida numa turma com 25 alunos do 4.ºano de escolaridade e envolveu a aplicação dos seguintes instrumentos para recolha de dados: “Escala de Avaliação Global da Assertividade”, “Questionário de autoavaliação (SEQ-C)”, “CAYCI - Social Skills Scale Elementary School Student Version”, Grelha de Registo de Competências Sociais e Questionário de opinião sobre o trabalho em Grupo Cooperativo. Os resultados obtidos indicam que a utilização da aprendizagem cooperativa como estratégia de aprendizagem, foi eficaz na melhoria das variáveis em estudo, pois permitiu que os alunos melhorassem a assertividade, a crença de autoeficácia e as competências sociais avaliadas no estudo. |
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A Aprendizagem Cooperativa e a sua influência na aquisição de competências sociais, da assertividade e da crença de autoeficáciaAprendizagem CooperativaAssertividadeCrença de AutoeficáciaCompetências SociaisAtualmente, verifica-se uma grande necessidade de implementar nas salas de aula metodologias que possibilitem uma formação integral dos alunos, não só considerando as aprendizagens no domínio cognitivo, mas também a outros níveis, nomeadamente o desenvolvimento de competências necessárias à vida em sociedade, previstas nos documentos oficiais, orientadores do processo de ensino e aprendizagens, como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Entre estas estão as competências de relacionamento interpessoal ou competências sociais. A par disso, competências como a assertividade e a crença de autoeficácia são também importantes e assumem influência na aprendizagem. A aprendizagem cooperativa, é uma das metodologias referidas na literatura como mais eficientes na promoção das competências sociais, e também com efeitos muito positivos no desenvolvimento da assertividade e da crença de autoeficácia dos alunos. Considerando o anteriormente exposto, este trabalho teve por objetivos: avaliar a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais, na assertividade e na crença de autoeficácia de alunos do 1.ºCEB e conhecer a opinião dos alunos sobre a importância da aprendizagem cooperativa para a sua aprendizagem. A investigação foi desenvolvida numa turma com 25 alunos do 4.ºano de escolaridade e envolveu a aplicação dos seguintes instrumentos para recolha de dados: “Escala de Avaliação Global da Assertividade”, “Questionário de autoavaliação (SEQ-C)”, “CAYCI - Social Skills Scale Elementary School Student Version”, Grelha de Registo de Competências Sociais e Questionário de opinião sobre o trabalho em Grupo Cooperativo. Os resultados obtidos indicam que a utilização da aprendizagem cooperativa como estratégia de aprendizagem, foi eficaz na melhoria das variáveis em estudo, pois permitiu que os alunos melhorassem a assertividade, a crença de autoeficácia e as competências sociais avaliadas no estudo.Currently, there is a great need to implement methodologies in classrooms that enable the holistic development of students, not only considering learning in the cognitive domain but also at other levels, specifically in the development of skills necessary for life in society, as outlined in official documents guiding the teaching and learning process, such as the Profile of Students Leaving Compulsory Education. Among these skills are interpersonal relationship skills or social skills. Alongside these, skills such as assertiveness and self-efficacy belief are also important and influential in learning. Cooperative learning is one of the methodologies mentioned in the literature as most effective in promoting social skills, and it also has very positive effects on the development of students' assertiveness and self-efficacy belief. Considering the above, this study aimed to evaluate the influence of cooperative learning on the development of social skills, assertiveness, and self-efficacy belief of primary school students, as well as to understand students' opinions on the importance of cooperative learning for their learning. The research was conducted in a class of 25 fourth-grade students and involved the application of the following instruments for data collection: "Global Assertiveness Rating Scale," "Self-Evaluation Questionnaire (SEQ-C)," "CAYCI - Social Skills Scale Elementary School Student Version," Social Skills Competency Registration Grid, and Opinion Questionnaire on Cooperative Group Work. The results indicate that the use of cooperative learning as a learning strategy was effective in improving the variables under study, as it allowed students to enhance assertiveness, self-efficacy belief, and the social skills assessed in the study.2024-09-02T14:55:20Z2024-05-17T00:00:00Z2024-05-172024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12762porAlmeida, Inês Margarida Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-08T02:04:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-08T02:04:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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