A Aprendizagem Cooperativa e a sua influência na aquisição de competências sociais, da assertividade e da crença de autoeficácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Margarida Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10348/12762
Resumo: Atualmente, verifica-se uma grande necessidade de implementar nas salas de aula metodologias que possibilitem uma formação integral dos alunos, não só considerando as aprendizagens no domínio cognitivo, mas também a outros níveis, nomeadamente o desenvolvimento de competências necessárias à vida em sociedade, previstas nos documentos oficiais, orientadores do processo de ensino e aprendizagens, como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Entre estas estão as competências de relacionamento interpessoal ou competências sociais. A par disso, competências como a assertividade e a crença de autoeficácia são também importantes e assumem influência na aprendizagem. A aprendizagem cooperativa, é uma das metodologias referidas na literatura como mais eficientes na promoção das competências sociais, e também com efeitos muito positivos no desenvolvimento da assertividade e da crença de autoeficácia dos alunos. Considerando o anteriormente exposto, este trabalho teve por objetivos: avaliar a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais, na assertividade e na crença de autoeficácia de alunos do 1.ºCEB e conhecer a opinião dos alunos sobre a importância da aprendizagem cooperativa para a sua aprendizagem. A investigação foi desenvolvida numa turma com 25 alunos do 4.ºano de escolaridade e envolveu a aplicação dos seguintes instrumentos para recolha de dados: “Escala de Avaliação Global da Assertividade”, “Questionário de autoavaliação (SEQ-C)”, “CAYCI - Social Skills Scale Elementary School Student Version”, Grelha de Registo de Competências Sociais e Questionário de opinião sobre o trabalho em Grupo Cooperativo. Os resultados obtidos indicam que a utilização da aprendizagem cooperativa como estratégia de aprendizagem, foi eficaz na melhoria das variáveis em estudo, pois permitiu que os alunos melhorassem a assertividade, a crença de autoeficácia e as competências sociais avaliadas no estudo.
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