A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renata
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Maria Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13112
Resumo: O que funcionava antes, como imutável, hoje flui na busca constante de aprender, manifestar saberes e de criar conhecimento, por meio da memória que pode ser armazenada em diversos bancos de dados, da imaginação, da percepção que permitem um acesso diferente à informação e às novas maneiras de pensar. Na era da virtualização, é errôneo pensar que estamos vivendo no irreal. Os espaços virtuais, hoje, são uma espécie de extensão do próprio homem que passou a estabelecer suas relações dentro de um ciberespaço. Este tende a potencializar uma conexão social que não se traduz apenas na representação da mídia tradicional, mas se apresenta como um caminho da abertura de outros espaços públicos de discussões, a partir do estar junto virtualmente, auxiliando na constituição de vínculos sociais e fortalecendo as relações humanas na atual sociedade. Tantas mudanças implicam debates sobre o desenvolvimento do sujeito social mediado pelo digital e o papel da educação. Este texto de caráter qualitativo e revisão bibliográfica tem como objetivo promover uma reflexão sobre a cibercultura, os sujeitos sociais e o repensar do processo de educação.
id RCAP_1b341f7677d0877f23f4a6ee19d9f46c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidadesThe formation of social subjects empowered by cyberculture: challenges and possibilitiesTecnologias digitaisVirtualizaçãoCulturaEducaçãoDigital technologiesVirtualizationCultureEducationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO que funcionava antes, como imutável, hoje flui na busca constante de aprender, manifestar saberes e de criar conhecimento, por meio da memória que pode ser armazenada em diversos bancos de dados, da imaginação, da percepção que permitem um acesso diferente à informação e às novas maneiras de pensar. Na era da virtualização, é errôneo pensar que estamos vivendo no irreal. Os espaços virtuais, hoje, são uma espécie de extensão do próprio homem que passou a estabelecer suas relações dentro de um ciberespaço. Este tende a potencializar uma conexão social que não se traduz apenas na representação da mídia tradicional, mas se apresenta como um caminho da abertura de outros espaços públicos de discussões, a partir do estar junto virtualmente, auxiliando na constituição de vínculos sociais e fortalecendo as relações humanas na atual sociedade. Tantas mudanças implicam debates sobre o desenvolvimento do sujeito social mediado pelo digital e o papel da educação. Este texto de caráter qualitativo e revisão bibliográfica tem como objetivo promover uma reflexão sobre a cibercultura, os sujeitos sociais e o repensar do processo de educação.What worked before, as immutable, today flows in the constant search for learning, manifesting knowledge and creating knowledge, through memory that can be stored in several databases, through imagination, through perception that allows a different access to information and new ways of thinking. In the era of virtualization, it is wrong to think that we are living in the unreal. Virtual spaces today are a kind of extension of people themselves, who have begun to establish their relationships within cyberspace. This tends to potentiate a social connection that is not only translated into the representation of traditional media, but presents itself as a way to open other public spaces of discussion, from being together virtually, helping in the constitution of social bonds and strengthening human relations in today’s society. So many changes imply debates about the development of the social subject mediated by the digital, and the role of education. This qualitative and literature review text aims to promote a reflection on cyberculture, social subjects, and the rethinking of the education process.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoSantos, RenataCosta, Maria Luisa2023-01-11T11:38:17Z2022-12-302022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/13112porSantos, RO dos, & Costa, MLF (2022). A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades: desafios e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 25–36. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.232795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:11Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:14.425662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
The formation of social subjects empowered by cyberculture: challenges and possibilities
title A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
spellingShingle A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
Santos, Renata
Tecnologias digitais
Virtualização
Cultura
Educação
Digital technologies
Virtualization
Culture
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
title_full A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
title_fullStr A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
title_sort A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades
author Santos, Renata
author_facet Santos, Renata
Costa, Maria Luisa
author_role author
author2 Costa, Maria Luisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata
Costa, Maria Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Virtualização
Cultura
Educação
Digital technologies
Virtualization
Culture
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Tecnologias digitais
Virtualização
Cultura
Educação
Digital technologies
Virtualization
Culture
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O que funcionava antes, como imutável, hoje flui na busca constante de aprender, manifestar saberes e de criar conhecimento, por meio da memória que pode ser armazenada em diversos bancos de dados, da imaginação, da percepção que permitem um acesso diferente à informação e às novas maneiras de pensar. Na era da virtualização, é errôneo pensar que estamos vivendo no irreal. Os espaços virtuais, hoje, são uma espécie de extensão do próprio homem que passou a estabelecer suas relações dentro de um ciberespaço. Este tende a potencializar uma conexão social que não se traduz apenas na representação da mídia tradicional, mas se apresenta como um caminho da abertura de outros espaços públicos de discussões, a partir do estar junto virtualmente, auxiliando na constituição de vínculos sociais e fortalecendo as relações humanas na atual sociedade. Tantas mudanças implicam debates sobre o desenvolvimento do sujeito social mediado pelo digital e o papel da educação. Este texto de caráter qualitativo e revisão bibliográfica tem como objetivo promover uma reflexão sobre a cibercultura, os sujeitos sociais e o repensar do processo de educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
2022-12-30T00:00:00Z
2023-01-11T11:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13112
url http://hdl.handle.net/10400.2/13112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, RO dos, & Costa, MLF (2022). A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidades: desafios e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 25–36. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.23
2795-5745
https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135114912858112