Dimensionar a logística interna da fábrica Toyota Ovar para a produção de nova viatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daniela Vanessa Nunes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7781
Resumo: O projeto foi realizado na Toyota (divisão fabril de Ovar), no ano letivo 2014/2015, teve por base um estágio extracurricular que foi realizado para que desta forma tomasse contacto com uma realidade concreta e absoluta no contexto empresarial. O estágio serviu, principalmente, como uma experiência na compreensão do funcionamento de uma indústria de automóveis. Este projeto desenvolve-se no âmbito do 2ºano do Mestrado de Logística e apresenta os contributos desenvolvidos no departamento de logística para a reorganização da mesma para a produção de um novo modelo automóvel. Atualmente, a Toyota, para os modelos de automóveis que produz, recebe os componentes em CKD (Completed Knocked Down) provenientes do Japão em lotes de cinco unidades. Estes lotes são armazenados no armazém, de onde só saem quando for dada ordem para serem produzidos. Cada lote tem várias caixas, que são colocadas à vez numa zona comum de abertura. São retidos os componentes das caixas CKD e colocados nos transportadores próprios dos postos correspondentes (supermercado de linha). Isto significa que sempre que é solicitado uma viatura de um determinado lote, são obrigados a produzir as cinco unidades. Isto significa que as restantes unidades do lote terão que ficar em parque aberto a aguardar venda futura, para além de ter um stock desnecessário, estas unidades ficam vulneráveis e sofrem desgaste, pois estão expostas à intempérie, causando graves problemas de qualidade e respetivos custos associados. Recentemente, foi decidida a produção do modelo Land Cruiser 70 na unidade industrial de Ovar, Portugal, o que obrigou a uma reorganização da produção e processos logísticos para a sua produção. Os objetivos que a empresa pretende com a entrada de um novo projeto Land Cruiser 70, são os seguintes: Alterar o sistema de abastecimento, implementando o abastecimento unitário em toda a fábrica para o novo modelo, garantindo o “one by one production”; Definir o funcionamento do processo logístico desde a chegada dos componentes até ficarem disponíveis no supermercado de linha. Para isso será necessário dimensionar armazém e zona de abertura, definir layouts e quantidade de stocks, bem como definir sistemas de comunicação entre abertura e supermercado; Verificar as peças que vão fazer parte do chassi por posto e contabilizar os dolly´s1 necessários; Fazer o layout de abastecimento da linha do chassi; Calcular o tempo de abertura, de abastecimento e de picking do chassi e de triming. Este projeto tem em conta a política de melhoria contínua de forma a conseguir satisfazer o cliente (ser eficaz) utilizando cada vez menos recursos quer físicos quer humanos (ser eficiente, detetar e eliminar os desperdícios). O presente projeto foi inserido na equipa de melhoria contínua da logística, maioritariamente no chassi. Em termos globais, os objetivos propostos neste estágio foram atingidos com êxito.
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Atualmente, a Toyota, para os modelos de automóveis que produz, recebe os componentes em CKD (Completed Knocked Down) provenientes do Japão em lotes de cinco unidades. Estes lotes são armazenados no armazém, de onde só saem quando for dada ordem para serem produzidos. Cada lote tem várias caixas, que são colocadas à vez numa zona comum de abertura. São retidos os componentes das caixas CKD e colocados nos transportadores próprios dos postos correspondentes (supermercado de linha). Isto significa que sempre que é solicitado uma viatura de um determinado lote, são obrigados a produzir as cinco unidades. Isto significa que as restantes unidades do lote terão que ficar em parque aberto a aguardar venda futura, para além de ter um stock desnecessário, estas unidades ficam vulneráveis e sofrem desgaste, pois estão expostas à intempérie, causando graves problemas de qualidade e respetivos custos associados. Recentemente, foi decidida a produção do modelo Land Cruiser 70 na unidade industrial de Ovar, Portugal, o que obrigou a uma reorganização da produção e processos logísticos para a sua produção. Os objetivos que a empresa pretende com a entrada de um novo projeto Land Cruiser 70, são os seguintes: Alterar o sistema de abastecimento, implementando o abastecimento unitário em toda a fábrica para o novo modelo, garantindo o “one by one production”; Definir o funcionamento do processo logístico desde a chegada dos componentes até ficarem disponíveis no supermercado de linha. Para isso será necessário dimensionar armazém e zona de abertura, definir layouts e quantidade de stocks, bem como definir sistemas de comunicação entre abertura e supermercado; Verificar as peças que vão fazer parte do chassi por posto e contabilizar os dolly´s1 necessários; Fazer o layout de abastecimento da linha do chassi; Calcular o tempo de abertura, de abastecimento e de picking do chassi e de triming. Este projeto tem em conta a política de melhoria contínua de forma a conseguir satisfazer o cliente (ser eficaz) utilizando cada vez menos recursos quer físicos quer humanos (ser eficiente, detetar e eliminar os desperdícios). O presente projeto foi inserido na equipa de melhoria contínua da logística, maioritariamente no chassi. Em termos globais, os objetivos propostos neste estágio foram atingidos com êxito.El proyecto se llevó a cabo en el Toyota (división de fabricación de Ovar) en el año académico 2014/2015, se basa en una oferta de fase extracurriculares que se llevó a cabo así que de esta manera tomar contacto con una realidad concreta y absoluta empresarial en su contexto. La etapa sirve principalmente como un experimento en la comprensión de la operación de una industria automóvil. Este proyecto se desarrolla en el segundo año de Logística Masters, y presenta las contribuciones desarrolladas en el departamento de logística para la reorganización de los mismos para la producción de un nuevo modelo de coche. Actualmente, Toyota, para los modelos de automóviles que produce, recibe los componentes en la CKD (Completed Knocked Down) desde Japón en lotes de cinco unidades. Estos lotes se almacenan en el almacén, donde sólo dejan cuando se le ordenó a producir. Cada lote tiene varias cajas, que se colocan en una área común, al mismo tiempo de apertura. Los componentes se mantienen a las cajas de CKD y se coloca en sus propios transportistas por las posiciones correspondientes (supermercado línea). Esto significa que cada vez que se le pide un coche de un lote específico se requiere la producion de cinco unidades. Esto significa que las unidades restantes del lote tendrán de esperar una futuara venta en parque abierto, aparte de tener un inventario innecesario, estas unidades son vulnerables y sufren desgaste, ya que están expuestos a los elementos, causando graves problemas de calidad y los costes respectivos. Recientemente se decidió la producción del modelo Land Cruiser 70 en la planta fabril de Ovar, Portugal, lo que requiere una reorganización de los procesos de producción y logística para su producción. Los objetivos que la empresa pretende por la entrada de un nuevo proyecto Land Cruiser 70 son los siguientes: Cambiar el sistema de suministro, la implementación de alimentación de la unidad en toda la instalación para el nuevo modelo, lo que garantiza "una a una producción." // "one by on production"; Establecer el funcionamiento del proceso logístico desde la llegada de los componentes hasta que estén disponibles en la línea de supermercados. Esto requerirá almacén escala y área abierta, así como la definición de los sistemas de comunicación entre la apertura y el supermercado; Compruebar las piezas que formarán parte del chasis por puesto y contar los dolly´s2 necessário; Hacer el diseño/layout de alimentación de la línea de chasis; Calcular el momento de la apertura, la oferta y la recolección de chasis y recorte. Este proyecto tiene en cuenta la política de mejora continua con el fin de ser capaz de satisfacer al cliente (en vigor), utilizando menos recursos tanto físicos como humanos (ser eficiente, la detección y eliminación de residuos). Este proyecto se inserta en la equipo de mejora continua de logística en su mayoría en el chasis. En general, los objetivos propuestos en esta etapa se han cumplido con éxito. Palabras clave: la mejora continua, la estrategia de atracción, gestión efeciente (lean management), diseño (layout), logística interna de escala.During the master plan second year (school year 2014/2015), I performed in Toyota Motor Company (Ovar factory), an extracurricular traineeship in an industrial context. The trainee served mainly as a way to understand the operation of the car industry. This project is developed in the 2nd Year of my Master in Logistics, and gives the results for the production of a new model. Currently, for Toyota production models, it receives the components in CKD from Japan in lots of five units. These lots are stocked in the warehouse where only leave when ordered to be produced. Each plot has several boxes, which are placed in turn in a common area of opening. The components of CKD boxes are placed in their own carriers on the corresponding positions (line supermarket). This means that each time a vehicle is requested of a given lot, five units are required to produce. This means that the remaining units of the lot will have to stay in an open park waiting for future sale, so in addition to having an unnecessary stock, these units are vulnerable as they are weather exposed, causing serious quality problems and costs. Recently it was decided to produce the Land Cruiser 70 model at the plant in Ovar, Portugal, which requires a reorganization of production and logistics processes for it production . The specific goals to be achieved with the Land Cruiser 70 new project, are the following: Change the supply system, implementing a unitary supply throughout the facility for the new model, ensuring the "one by one production." Set the operation of the logistics process, from the arrival of the components until they are available on line supermarket. This will require scale warehouse and opening area, set layouts and amount of inventory and to define communication systems between openness and supermarket. Check the parts that will be part of the cassis by rank and record the necessary dolly´s Do the chassis supply line layout Calculate the opening time, supply and chassis picking and trimming This project takes into account the continuous improvement policy in order to satisfying the customer with maximum value add. Overall the goals proposed at this stage have been met successfullyPereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Daniela Vanessa Nunes de2016-03-02T16:05:03Z201520162015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7781TID:201254301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:10.986907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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