Otimização do sistema pull e de abastecimento de matéria-prima na injeção de plástico na Fehst Componentes, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3432
Resumo: Atualmente, devido à agressiva competitividade dos mercados e às exigências dos clientes, torna-se imprescindível minimizar os custos intrínsecos do produto final. Como tal, os gestores sentem necessidade de criar estratégias tendo em atenção, a satisfação de necessidades dos clientes e na criação de valor. A indústria, recorre à logística interna, para atingir esse objetivo. O equilíbrio da logística interna leva a ganhos operacionais na indústria, sendo que para obtê-los, recorrem à implementação de ferramentas lean. A filosofia Lean ou pensamento Lean nasceu a partir do sistema Toyota Production System (TPS), nos anos 40 pelo Taiichi Ohno, no setor da indústria automóvel. O pensamento lean constitui princípios com o objetivo de criar valor enquanto os desperdícios são eliminados. Para isso, recorre a um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que auxilia a maximização do valor, através da redução do desperdício. Este estágio foi desenvolvido no departamento de Logística na Fehst Componentes, Lda., com a sede em Braga. Estes fabricam componentes decorativos para o interior automóvel. O objetivo deste estágio passa pela análise do sistema pull e de abastecimento de matéria-prima, já implementado no chão de fábrica, mas que exige uma crescente otimização e melhoria contínua. Para além da análise do que têm ao momento, é pretendido com este estágio identificar ações de melhoria, seguir essas mesmas ações e o seu respetivo registo e documentação. Para alcançar os objetivos propostos, efetuou-se a análise e compreensão do funcionamento da empresa, bem como os processos associados ao sistema pull: o kanban, o comboio logístico e o supermercado. Desta forma, identificaram-se os principais problemas existentes, tais como: desatualização e ambiguidade no sistema kanban, desatualização e falta de informação, nas rotas do comboio logístico e no abastecimento do supermercado. Para dar resposta a estes problemas foram propostas sugestões de melhoria, em conformidade com a revisão de literatura, como: a aplicação da gestão visual e o standard work, aos sistemas de suporte do sistema pull. Durante o estágio, algumas sugestões de melhoria ao sistema kanban foram implementadas no chão de fábrica. Essas mesmas melhorias trouxeram benefícios e vantagens para a empresa. Através do feedback dos operadores e das chefias que com ele trabalhavam, o parecer é muito positivo, quanto à informação que transmite, à rápida perceção do destino e origem, bem como à redução de tempo perdido em colocá-los no quadro kanban ou então no processo de abrir ordens de fabrico. Quanto ao material do cartão resolveu o problema de se rasgar ao colocar no quadro kanban. O condutor do comboio logístico afirmou que se torna mais fácil e prático o seu manuseamento, quando recolhe do kanban box e tem de os levar ao respetivo quadro, pois não têm tendência a dobrar nem rasgar. Assim sendo, a implementação teve um impacto bastante favorável, contando com a máxima adesão de todos.
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O pensamento lean constitui princípios com o objetivo de criar valor enquanto os desperdícios são eliminados. Para isso, recorre a um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que auxilia a maximização do valor, através da redução do desperdício. Este estágio foi desenvolvido no departamento de Logística na Fehst Componentes, Lda., com a sede em Braga. Estes fabricam componentes decorativos para o interior automóvel. O objetivo deste estágio passa pela análise do sistema pull e de abastecimento de matéria-prima, já implementado no chão de fábrica, mas que exige uma crescente otimização e melhoria contínua. Para além da análise do que têm ao momento, é pretendido com este estágio identificar ações de melhoria, seguir essas mesmas ações e o seu respetivo registo e documentação. Para alcançar os objetivos propostos, efetuou-se a análise e compreensão do funcionamento da empresa, bem como os processos associados ao sistema pull: o kanban, o comboio logístico e o supermercado. Desta forma, identificaram-se os principais problemas existentes, tais como: desatualização e ambiguidade no sistema kanban, desatualização e falta de informação, nas rotas do comboio logístico e no abastecimento do supermercado. Para dar resposta a estes problemas foram propostas sugestões de melhoria, em conformidade com a revisão de literatura, como: a aplicação da gestão visual e o standard work, aos sistemas de suporte do sistema pull. Durante o estágio, algumas sugestões de melhoria ao sistema kanban foram implementadas no chão de fábrica. Essas mesmas melhorias trouxeram benefícios e vantagens para a empresa. Através do feedback dos operadores e das chefias que com ele trabalhavam, o parecer é muito positivo, quanto à informação que transmite, à rápida perceção do destino e origem, bem como à redução de tempo perdido em colocá-los no quadro kanban ou então no processo de abrir ordens de fabrico. Quanto ao material do cartão resolveu o problema de se rasgar ao colocar no quadro kanban. O condutor do comboio logístico afirmou que se torna mais fácil e prático o seu manuseamento, quando recolhe do kanban box e tem de os levar ao respetivo quadro, pois não têm tendência a dobrar nem rasgar. Assim sendo, a implementação teve um impacto bastante favorável, contando com a máxima adesão de todos.Nowadays, given the aggressive competition in the market and the demands of customers, it is a must to minimize the cost of the final product. That is, managers must develop strategies that satisfy the needs of customers and create value for the company. Most of the industry relies on internal logistics to achieve this goal. A good balance in internal logistics means more operational profits in the industry itself, and to achieve this balance they rely on the application of lean tools. The lean philosophy or lean thinking was developed in the 1940s by Taiichi Ohno in the automotive industry based on the Toyota Production System (TPS). Lean thinking defines principles with the goal of creating value while minimizing waste. To achieve this, it relies on a group of methods, techniques, and tools that help extract the most value from production, primarily by minimizing waste. The internship was conducted in the logistics department of Fehst Components, Lda, located in Braga. The company manufactures decorative interior components for the automotive industry. The main objective of this internship was to analyze the pull system and raw material supply, which is already implemented in the factory premises, but could be improved and optimized. Beyond the analysis of the already implemented system, this internship has the objective to identify improvement actions, implement these actions and perform the recording and documentation. To achieve these goals, an analysis and general understanding of how the company works and the processes associated with the pull system was conducted: kanban, milk run and Supermarket. This way of thinking allowed to identify the main existing problems, such as: the ambiguity of the Kanban system, outdated and misleading information, in the routes of milk transport and supply to the supermarket. To solve these problems, in accordance with the literature review, suggestions for improvement were made, such as the introduction of visual management and standard work in the support systems of the pull system. During the internship, some of the improvement suggestions to the Kanban system were implemented in the operation. These improvements have benefits and advantages for the company. Relying on the constant feedback of workers and supervisors, general consent is very positive, regarding the information that is being transmitted, fast understanding of destination and source, a reduction in time wasted in ordering them on the kanban board and in the process of opening production orders. Regarding the material of the card, the choice of material solved the problem of premature damage when using the cards. Milk run driver stated that the changes made a difference, when picked up from the kanban box and transferred to the designated board, the card does not have the tendency to damage. That being said, the improvement made a big impact, taking into account the participation of every work force.2023-07-25T12:26:39Z2023-07-11T00:00:00Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3432TID:203332580porMoreira, Ana Rita Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T06:46:22Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:48.720557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description Atualmente, devido à agressiva competitividade dos mercados e às exigências dos clientes, torna-se imprescindível minimizar os custos intrínsecos do produto final. Como tal, os gestores sentem necessidade de criar estratégias tendo em atenção, a satisfação de necessidades dos clientes e na criação de valor. A indústria, recorre à logística interna, para atingir esse objetivo. O equilíbrio da logística interna leva a ganhos operacionais na indústria, sendo que para obtê-los, recorrem à implementação de ferramentas lean. A filosofia Lean ou pensamento Lean nasceu a partir do sistema Toyota Production System (TPS), nos anos 40 pelo Taiichi Ohno, no setor da indústria automóvel. O pensamento lean constitui princípios com o objetivo de criar valor enquanto os desperdícios são eliminados. Para isso, recorre a um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que auxilia a maximização do valor, através da redução do desperdício. Este estágio foi desenvolvido no departamento de Logística na Fehst Componentes, Lda., com a sede em Braga. Estes fabricam componentes decorativos para o interior automóvel. O objetivo deste estágio passa pela análise do sistema pull e de abastecimento de matéria-prima, já implementado no chão de fábrica, mas que exige uma crescente otimização e melhoria contínua. Para além da análise do que têm ao momento, é pretendido com este estágio identificar ações de melhoria, seguir essas mesmas ações e o seu respetivo registo e documentação. Para alcançar os objetivos propostos, efetuou-se a análise e compreensão do funcionamento da empresa, bem como os processos associados ao sistema pull: o kanban, o comboio logístico e o supermercado. Desta forma, identificaram-se os principais problemas existentes, tais como: desatualização e ambiguidade no sistema kanban, desatualização e falta de informação, nas rotas do comboio logístico e no abastecimento do supermercado. Para dar resposta a estes problemas foram propostas sugestões de melhoria, em conformidade com a revisão de literatura, como: a aplicação da gestão visual e o standard work, aos sistemas de suporte do sistema pull. Durante o estágio, algumas sugestões de melhoria ao sistema kanban foram implementadas no chão de fábrica. Essas mesmas melhorias trouxeram benefícios e vantagens para a empresa. Através do feedback dos operadores e das chefias que com ele trabalhavam, o parecer é muito positivo, quanto à informação que transmite, à rápida perceção do destino e origem, bem como à redução de tempo perdido em colocá-los no quadro kanban ou então no processo de abrir ordens de fabrico. Quanto ao material do cartão resolveu o problema de se rasgar ao colocar no quadro kanban. O condutor do comboio logístico afirmou que se torna mais fácil e prático o seu manuseamento, quando recolhe do kanban box e tem de os levar ao respetivo quadro, pois não têm tendência a dobrar nem rasgar. Assim sendo, a implementação teve um impacto bastante favorável, contando com a máxima adesão de todos.
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