Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Patrícia Anselmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7156
Resumo: Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, encontrando-se organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A dimensão reflexiva destina-se à reflexão sobre o meu percurso na Prática Pedagógica. Assim, dividi esta parte em quatro capítulos, correspondendo cada um a um contexto: creche, jardim de infância, 1.º ano e 3.º ano de escolaridade. Nesta dimensão, são apresentadas as aprendizagens mais significativas durante as práticas pedagógicas. A dimensão investigativa apresenta um estudo investigativo realizado com os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos do 1.º CEB. Este estudo está incluído no paradigma qualitativo, tentando mostrar a importância da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta parte também contempla cinco sequências didáticas que foram construídas para os alunos e que contêm um guião do aluno e um elemento integrador.
id RCAP_1b6099596e9716dcbd15a99236b03c47
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de Integração Curricular no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, encontrando-se organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A dimensão reflexiva destina-se à reflexão sobre o meu percurso na Prática Pedagógica. Assim, dividi esta parte em quatro capítulos, correspondendo cada um a um contexto: creche, jardim de infância, 1.º ano e 3.º ano de escolaridade. Nesta dimensão, são apresentadas as aprendizagens mais significativas durante as práticas pedagógicas. A dimensão investigativa apresenta um estudo investigativo realizado com os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos do 1.º CEB. Este estudo está incluído no paradigma qualitativo, tentando mostrar a importância da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta parte também contempla cinco sequências didáticas que foram construídas para os alunos e que contêm um guião do aluno e um elemento integrador.Magueta, Lúcia GraveIC-OnlineBranco, Patrícia Anselmo2022-05-17T12:54:56Z2022-02-282022-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7156TID:203010965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:36Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:12.417733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de Integração Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Branco, Patrícia Anselmo
Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Branco, Patrícia Anselmo
author_facet Branco, Patrícia Anselmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magueta, Lúcia Grave
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Patrícia Anselmo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, encontrando-se organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A dimensão reflexiva destina-se à reflexão sobre o meu percurso na Prática Pedagógica. Assim, dividi esta parte em quatro capítulos, correspondendo cada um a um contexto: creche, jardim de infância, 1.º ano e 3.º ano de escolaridade. Nesta dimensão, são apresentadas as aprendizagens mais significativas durante as práticas pedagógicas. A dimensão investigativa apresenta um estudo investigativo realizado com os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos do 1.º CEB. Este estudo está incluído no paradigma qualitativo, tentando mostrar a importância da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta parte também contempla cinco sequências didáticas que foram construídas para os alunos e que contêm um guião do aluno e um elemento integrador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-17T12:54:56Z
2022-02-28
2022-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7156
TID:203010965
url http://hdl.handle.net/10400.8/7156
identifier_str_mv TID:203010965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136994683518976