Refletindo sobre a Prática Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7899 |
Resumo: | O presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_08b59d9fc8feb344bc62c996125b1ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática PedagógicaOs trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativasEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloEducação cientificaAprendizagemCovid 19Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineMarques, Margarida Chaves2022-11-29T15:02:46Z2022-05-262022-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7899TID:203108000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:10Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:43.761626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica Os trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativas |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica Marques, Margarida Chaves Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Educação cientifica Aprendizagem Covid 19 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
author |
Marques, Margarida Chaves |
author_facet |
Marques, Margarida Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Margarida Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Educação cientifica Aprendizagem Covid 19 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Educação cientifica Aprendizagem Covid 19 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29T15:02:46Z 2022-05-26 2022-05-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7899 TID:203108000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7899 |
identifier_str_mv |
TID:203108000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136999668449280 |