Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Andreia Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5437
Resumo: O objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente.
id RCAP_1b64f815339c84738421b3ad0b43615c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHTDESPORTOPROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICASATISFAÇÃO PROFISSIONALESTÁGIOSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATION TEACHERSPROFESSIONAL SATISFACTIONTRAINEESHIPSPHYSICAL EDUCATIONO objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente.This study’s objective was to identify Satisfaction/Dissatisfaction levels of physical education teachers from the ULHT 2011/2012 internship network of schools and also to discuss the profession’s problematic from the Well-being/Uneasiness of teachers considering gender and years of exercise. The sample was constituted by 42 teachers, 25 male, 17 female and it includes 19 schools from Lisbon and South Bank of the Tagus river zones. Questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004) was used. The ANOVA test was employed in statistical processing of data (p≤0.05). Results show no significant differences between gender both in group A and in group B with respective results p = 0,122 and p = 0,818. Relatively to years of exercise both in group A and B there are also no significant differences with p being 0,732 and 0,518 respectively.2014-08-25T14:38:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5437pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaldas, Andreia Sofia dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:37.593712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
title Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
spellingShingle Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
Caldas, Andreia Sofia dos Santos
DESPORTO
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
ESTÁGIOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
TRAINEESHIPS
PHYSICAL EDUCATION
title_short Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
title_full Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
title_fullStr Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
title_full_unstemmed Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
title_sort Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
author Caldas, Andreia Sofia dos Santos
author_facet Caldas, Andreia Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Andreia Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
ESTÁGIOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
TRAINEESHIPS
PHYSICAL EDUCATION
topic DESPORTO
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
ESTÁGIOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
TRAINEESHIPS
PHYSICAL EDUCATION
description O objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-08-25T14:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5437
url http://hdl.handle.net/10437/5437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223590699008