Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5437 |
Resumo: | O objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente. |
id |
RCAP_1b64f815339c84738421b3ad0b43615c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHTDESPORTOPROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICASATISFAÇÃO PROFISSIONALESTÁGIOSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATION TEACHERSPROFESSIONAL SATISFACTIONTRAINEESHIPSPHYSICAL EDUCATIONO objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente.This study’s objective was to identify Satisfaction/Dissatisfaction levels of physical education teachers from the ULHT 2011/2012 internship network of schools and also to discuss the profession’s problematic from the Well-being/Uneasiness of teachers considering gender and years of exercise. The sample was constituted by 42 teachers, 25 male, 17 female and it includes 19 schools from Lisbon and South Bank of the Tagus river zones. Questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004) was used. The ANOVA test was employed in statistical processing of data (p≤0.05). Results show no significant differences between gender both in group A and in group B with respective results p = 0,122 and p = 0,818. Relatively to years of exercise both in group A and B there are also no significant differences with p being 0,732 and 0,518 respectively.2014-08-25T14:38:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5437pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaldas, Andreia Sofia dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:37.593712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
title |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
spellingShingle |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT Caldas, Andreia Sofia dos Santos DESPORTO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESTÁGIOS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION TEACHERS PROFESSIONAL SATISFACTION TRAINEESHIPS PHYSICAL EDUCATION |
title_short |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
title_full |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
title_fullStr |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
title_full_unstemmed |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
title_sort |
Profissão docente: satisfação/insatisfação docente nos professores de educação física na rede de estágio da ULHT |
author |
Caldas, Andreia Sofia dos Santos |
author_facet |
Caldas, Andreia Sofia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Andreia Sofia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESPORTO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESTÁGIOS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION TEACHERS PROFESSIONAL SATISFACTION TRAINEESHIPS PHYSICAL EDUCATION |
topic |
DESPORTO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESTÁGIOS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION TEACHERS PROFESSIONAL SATISFACTION TRAINEESHIPS PHYSICAL EDUCATION |
description |
O objectivo deste estudo foi identificar os níveis de Satisfação ou Insatisfação dos professores que leccionam a disciplina de Educação Física nas Escolas da rede de Estágio da ULHT 2011/2012 e também discutir a problemática da profissão a partir do sentimento de Bem-Mal estar docente na Educação Física considerando o género e os anos de docência. A amostra foi constituída por 42 professores, 25 do género masculino e 17 do género feminino, e inclui 19 escolas na zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo. Foi utilizado o questionário de Satisfação no Trabalho para Professores (Pedro, 2004). O teste ANOVA foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p≤0.05). Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os géneros tanto no grupo A como no grupo B do questionário com resultados de, respectivamente, p = 0,122 e p = 0,818. Relativamente aos anos de docência tanto nos resultados apresentados pelo grupo A como pelo grupo B também não existem diferenças significativas sendo o valor do p = 0,732 e p = 0,518 respectivamente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2014-08-25T14:38:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5437 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131223590699008 |