O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mikus, Jaroslav
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13870
Resumo: Este trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística.
id RCAP_1b66eb3d797d7aa33f8d8dada756cd8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da músicaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística.This dissertation with the theme "The Contribution of Orchestra Discipline for the Students Holistic Development in the Specialized Music Education" is a quantitative and qualitative investigation focusing on a case study, applying the methodological strategy of a comparative and exploratory method with the total duration of ten months. This work aimed to compare the repertoire and the pedagogical method used by teachers in the discipline of orchestra of the basic course of the professional schools of music in order to confirm its importance for the development and training of students. This research was conducted using as subjects teachers who teach this discipline in vocational schools of music, or leading as conductors the orchestral courses, held by these same schools. The techniques used for the data collection were questionnaires, an informative letter, and the technical documentation and observation. The analysis and interpretation of data were conducted by measuring, comparison and content analysis of the answers given. At the end of the research the objectives have been achieved, answers for the research questions have been found, being confirmed the importance of the discipline of orchestra for the overall development and training of students, whether in its personal dimension or in the social and artistic dimension.Antunes, PauloCosta, CesárioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMikus, Jaroslav2014-03-24T14:03:08Z2013-11-0620132013-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13870TID:201494485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:38:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:09.009355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
title O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
spellingShingle O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
Mikus, Jaroslav
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
title_full O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
title_fullStr O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
title_full_unstemmed O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
title_sort O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
author Mikus, Jaroslav
author_facet Mikus, Jaroslav
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Paulo
Costa, Cesário
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mikus, Jaroslav
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
2013
2013-11-06T00:00:00Z
2014-03-24T14:03:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13870
TID:201494485
url http://hdl.handle.net/10400.14/13870
identifier_str_mv TID:201494485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131787017846784