O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13870 |
Resumo: | Este trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística. |
id |
RCAP_1b66eb3d797d7aa33f8d8dada756cd8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da músicaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística.This dissertation with the theme "The Contribution of Orchestra Discipline for the Students Holistic Development in the Specialized Music Education" is a quantitative and qualitative investigation focusing on a case study, applying the methodological strategy of a comparative and exploratory method with the total duration of ten months. This work aimed to compare the repertoire and the pedagogical method used by teachers in the discipline of orchestra of the basic course of the professional schools of music in order to confirm its importance for the development and training of students. This research was conducted using as subjects teachers who teach this discipline in vocational schools of music, or leading as conductors the orchestral courses, held by these same schools. The techniques used for the data collection were questionnaires, an informative letter, and the technical documentation and observation. The analysis and interpretation of data were conducted by measuring, comparison and content analysis of the answers given. At the end of the research the objectives have been achieved, answers for the research questions have been found, being confirmed the importance of the discipline of orchestra for the overall development and training of students, whether in its personal dimension or in the social and artistic dimension.Antunes, PauloCosta, CesárioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMikus, Jaroslav2014-03-24T14:03:08Z2013-11-0620132013-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13870TID:201494485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:38:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:09.009355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
title |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
spellingShingle |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música Mikus, Jaroslav Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
title_full |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
title_fullStr |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
title_full_unstemmed |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
title_sort |
O contributo da disciplina de orquestra no desenvolvimento integral dos alunos do ensino especializado da música |
author |
Mikus, Jaroslav |
author_facet |
Mikus, Jaroslav |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Paulo Costa, Cesário Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mikus, Jaroslav |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Este trabalho com o tema “O Contributo da Disciplina de Orquestra no Desenvolvimento Integral dos Alunos do Ensino Especializado da Música ” é uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, tendo como estratégia metodológica o método comparativo e exploratório, com a duração de dez meses. Pretendeu-se, com este trabalho, comparar a pedagogia e o repertório utilizado pelos professores na disciplina de orquestra, do curso básico das escolas profissionais de música, para poder comprovar a sua importância para o desenvolvimento e formação integrais dos alunos. Esta investigação foi realizada utilizando professores que lecionam esta disciplina nas escolas profissionais de música ou que fizeram estágios de orquestra nessas mesmas escolas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram os questionários, a carta, a técnica documental e a observação. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da quantificação, da comparação e da análise de conteúdo das respostas dadas. No final desta investigação os objetivos foram atingidos, foram encontradas as respostas para as questões de investigação formuladas, tendo sido confirmada a importância da disciplina de orquestra para o desenvolvimento e formação global dos alunos, quer na sua dimensão pessoal, quer social e artística. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-06 2013 2013-11-06T00:00:00Z 2014-03-24T14:03:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13870 TID:201494485 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13870 |
identifier_str_mv |
TID:201494485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131787017846784 |