O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição, dos cursos secundários artísticos especializados de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Daniel Henrique de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33301
Resumo: O presente estudo, intitulado “O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de Análise e Técnicas de Composição, dos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música”, inscreve-se na problemática da avaliação das aprendizagens e da melhoria das práticas pedagógicas. Pretende, neste sentido, aprofundar a didática específica da música, bem como analisar e refletir se a estratégia do uso do e portefólio reflexivo (e-PR) como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação, melhora a qualidade das aprendizagens na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (ATC). Para o efeito, no ano letivo de 2013-2014, esta ferramenta (e-PR), foi utilizada na disciplina de ATC, em duas turmas dos 11º e 12º anos de escolaridade, dos cursos secundários artísticos especializados de música, envolvendo um total de sete alunos. Esta ferramenta havia sido já aplicada, no ano letivo de 2012-2013, numa experiência piloto, com os mesmos alunos, nos 10º e 11º anos de escolaridade, dos mesmos cursos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, complementada por uma estratégia metodológica de natureza quantitativa (o inquérito por questionário), foi realizada na Academia de Música de Viana do Castelo, durante oito meses (desde setembro a abril), no ano letivo de 2013-2014. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, os inquéritos por questionário aos alunos e, os e-PR construídos pelos alunos na disciplina de ATC. As técnicas de análise, tratamento e interpretação dos dados privilegiados nesta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas aos inquéritos por questionário e a análise de conteúdo dos e-PR construídos pelos alunos, assim como das reflexões críticas produzidas na avaliação do final dos períodos. Os resultados obtidos à pergunta de partida: “Será que o e-PR pode melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos na disciplina de ATC?” permitem-nos concluir que o e-PR é uma ferramenta significativa no desenvolvimento e melhoria do processo de ensino, aprendizagem e avaliação formativa na disciplina de ATC, dos cursos secundários artísticos especializados de música.
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spelling O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição, dos cursos secundários artísticos especializados de músicaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente estudo, intitulado “O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de Análise e Técnicas de Composição, dos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música”, inscreve-se na problemática da avaliação das aprendizagens e da melhoria das práticas pedagógicas. Pretende, neste sentido, aprofundar a didática específica da música, bem como analisar e refletir se a estratégia do uso do e portefólio reflexivo (e-PR) como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação, melhora a qualidade das aprendizagens na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (ATC). Para o efeito, no ano letivo de 2013-2014, esta ferramenta (e-PR), foi utilizada na disciplina de ATC, em duas turmas dos 11º e 12º anos de escolaridade, dos cursos secundários artísticos especializados de música, envolvendo um total de sete alunos. Esta ferramenta havia sido já aplicada, no ano letivo de 2012-2013, numa experiência piloto, com os mesmos alunos, nos 10º e 11º anos de escolaridade, dos mesmos cursos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, complementada por uma estratégia metodológica de natureza quantitativa (o inquérito por questionário), foi realizada na Academia de Música de Viana do Castelo, durante oito meses (desde setembro a abril), no ano letivo de 2013-2014. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, os inquéritos por questionário aos alunos e, os e-PR construídos pelos alunos na disciplina de ATC. As técnicas de análise, tratamento e interpretação dos dados privilegiados nesta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas aos inquéritos por questionário e a análise de conteúdo dos e-PR construídos pelos alunos, assim como das reflexões críticas produzidas na avaliação do final dos períodos. Os resultados obtidos à pergunta de partida: “Será que o e-PR pode melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos na disciplina de ATC?” permitem-nos concluir que o e-PR é uma ferramenta significativa no desenvolvimento e melhoria do processo de ensino, aprendizagem e avaliação formativa na disciplina de ATC, dos cursos secundários artísticos especializados de música.The present study, entitled “O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de Análise e Técnicas de Composição, dos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música” (The reflective e-portfolio as a teaching, learning and assessment tool within the subject of Analysis and Composition Techniques of the Art Education Secondary level Courses in Music) is inscribed in the problematic of learning assessment and pedagogical practices’ improvement. In this sense, it intends to develop music specific didactics, as well as analyse and question if the use of the strategy of reflective e portfolio as a teaching, learning and assessment tool in fact can improve the quality of learning in the subject of Analysis and Composition Techniques (ATC). In order to perform this analysis, during the academic year of 2013-2014 this tool was used in this subject with two classes of the 11th and 12th grades of the Art Education Secondary level Courses in Music, in a total of 7 students. This tool had already been applied in the academic year of 2012-2013, in a pilot-study, with the same students of the same course, at the time in the 10th and 11th grades. This research, of a qualitative nature, centred in a case study and complemented by a methodological strategy of a quantitative nature (questionnaire survey), was performed at the Academia de Música de Viana do Castelo, during eight months (from September to April) of the academic year of 2013-2014. The techniques that were used for collecting and producing data were: direct and participant observation, questionnaires and the e-portfolios that were developed by the students in this subject. To analyse and interpret data the techniques that were privileged were: statistical analysis and content analysis of the answers to the questionnaires, and content analysis of the e-portfolios developed by the students, as well as of the critical reflections produced within the assessment made at the end of each term. The results that were obtained from the starting point question “Can the e-portfolio improve the quality of learning of students in the subject of ATC?” allowed us to conclude that the reflective e-portfolio is a significant and useful tool for the development and improvement of the teaching, learning and formative assessment process in the subject of ATC of the Art Education Secondary level Courses in Music.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesPeixoto, NunoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartinho, Daniel Henrique de Sousa2021-05-27T09:27:07Z2014-06-3020142014-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33301TID:201495538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:57.864091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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