A relação entre as recompensas variáveis por desempenho e o engagement nos trabalhadores de contact centre : o papel mediador da motivação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44945 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
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A relação entre as recompensas variáveis por desempenho e o engagement nos trabalhadores de contact centre : o papel mediador da motivaçãoSalárioEngagementMotivaçãoTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020A presente dissertação teve por objetivo investigar, no contexto de Contact Centre, o efeito da parte variável do salário na motivação autónoma e controlada; também se analisou o papel que estas variáveis exercem no engagement enquanto mediadoras. Os dados foram obtidos mediante a participação de 1038 trabalhadores de Contact Centre do sector das telecomunicações, os quais responderam a um questionário disponibilizado através da plataforma Monkey Survey. Todos os participantes trabalhavam na mesma organização. De acordo com os resultados, a parte variável do salário estabelece uma relação positiva e significativa com a motivação autónoma, tendo esta uma relação positiva e significativa com o engagement. Além disso, verificou-se que a parte variável do salário não estabelece um efeito direto no engagement, mas um efeito indireto através da motivação, confirmando, deste modo, um efeito de mediação da parte variável no engagement através da motivação autónoma. É, ainda, feita referência as limitações associadas ao presente estudo, a implicações para as práticas de recursos humanos, e sugestões para investigações futuras.The aim of this thesis is to investigate in the context of Contact Centre the effect of the variable part of the salary on the autonomous and controlled motivation; we also analyzed the role that these variables play on engagement as mediators. The data were obtained through the participation of 1038 workers, who answered a questionnaire available through the Monkey Survey platform – Said participants all worked in the same organization. As per the results, the variable part of the salary establishes a positive and significant relationship with autonomous motivation, which has a positive and significant relationship with engagement. In addition, it was found that the variable part of the salary does not have a direct effect on engagement but an indirect effect through motivation, thus confirming a mediating effect of the variable part on engagement through autonomous motivation. Reference is also made to limitations associated with the present study, implications for human resource practices, and suggestions for future investigations.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaOrtega, Renan2020-11-20T11:16:06Z20202020-07-062020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44945TID:202693910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:26.334273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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