Integração de recursos educativos abertos num modelo pedagógico de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Manuel de Matos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1422
Resumo: Esta investigação nasceu da motivação em promover a criação, utilização e divulgação de Recursos Educativos Abertos (REA) num Agrupamento de Escolas, envolvendo escolas e professores de ciclos diferentes, na expectativa de testar e validar a utilização de REA num modelo de ensinoaprendizagem, orientado para a inovação tecnológica e curricular. Definindo como ponto de partida diferentes disciplinas/professores, implementou-se um conjunto de actividades conducentes à criação de Recursos Educativos Abertos (REA) suportadas, sempre que possível, em ferramentas FLOSS, adequadas para o efeito. Adoptou-se uma metodologia de investigação-acção, com um duplo objectivo: agir sobre a comunidade de professores e alunos, aumentando ao mesmo tempo o seu conhecimento, bem como o do investigador. Foi uma actividade desenvolvida de forma cooperativa, maioritariamente por grupos de professores e envolvendo também alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino aprendizagem, mediante uma actuação prático/ reflexiva sobre ela, com o objectivo final da sua inclusão num Modelo Pedagógico de Aprendizagem mais actual, passível de implementação em outros Agrupamentos de Escolas Nacionais e baseado na produção e partilha de Recursos Educativos Abertos (REA). ABSTRACT: This research aims to answer the question: why not promote the creation, use and disclosure of Open Educational Resources (OER) in a Group of Schools, involving schools and teachers of different learning levels, expecting to test and validate the use of OER, in a learning-teaching model towards curricular innovation. Defining, as a starting point, different subjects and teachers from distinct academic areas, we have implemented a set of activities leading to the creation of Open Educational Resources (OER) supported, when possible, in FLOSS tools. We adopted an action research methodology with a dual purpose: to act within a community of teachers and students, while increasing at the same time their knowledge, as well as the researcher’s. The activity was developed cooperatively, mostly by groups of teachers and also involving students, in order to process a certain reality of the teaching-learning process, through practical/reflective action towards it, with an ultimate goal: the inclusion of OER in a Learning Educational Model, adapted to the XXI century, capable of being implemented by others in the Portuguese School System and based on the production and sharing of Open Educational Resources (OER).
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