Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miranda, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/10049
Resumo: A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.
id RCAP_98c0a8b7aa14728148b871cd98111f97
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básicoMatemática do ensino básicoContextos de aprendizagemRecursos educativos abertosA aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.Associação para a Educação Matemática ElementarBiblioteca Digital do IPBMorais, CarlosMiranda, Luísa2014-08-08T10:50:47Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10049porMorais, Carlos; Miranda, Luísa (2014). Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico. Jornal das Primeiras Matemáticas. 2, p. 31-44info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:59.191548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
spellingShingle Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
Morais, Carlos
Matemática do ensino básico
Contextos de aprendizagem
Recursos educativos abertos
title_short Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_full Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_fullStr Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_full_unstemmed Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
title_sort Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luísa
author_role author
author2 Miranda, Luísa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática do ensino básico
Contextos de aprendizagem
Recursos educativos abertos
topic Matemática do ensino básico
Contextos de aprendizagem
Recursos educativos abertos
description A aprendizagem da matemática no ensino básico exige a procura de estratégias suportadas por tecnologias e recursos atuais e inovadores que façam parte da época em que vivemos e do mundo tecnológico em que os alunos se encontram. Neste artigo defendemos a aprendizagem da matemática nos diversos contextos de aprendizagem, contextos informais, não formais e formais, admitindo que a matemática aprendida em cada contexto de aprendizagem pode contribuir para a melhoria das aprendizagens nos outros contextos. Consideramos que a utilização de recursos educativos abertos (REA) nos vários contextos de aprendizagem constitui um elemento fundamental para apoiar a aprendizagem da matemática. Apresentamos exemplos de repositórios e de sites com recursos educativos digitais e a exploração de um REA no âmbito da matemática, ao nível do ensino básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08T10:50:47Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/10049
url http://hdl.handle.net/10198/10049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Carlos; Miranda, Luísa (2014). Recursos educativos abertos na aprendizagem da matemática no ensino básico. Jornal das Primeiras Matemáticas. 2, p. 31-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar
publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240302624768