Understanding the internet banking adoption by Portuguese customers - a unified theory of acceptance and use of technology and perceived risk application.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Carolina Barata
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9177
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação, especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência de Negócio
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spelling Understanding the internet banking adoption by Portuguese customers - a unified theory of acceptance and use of technology and perceived risk application.Unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT)Perceived riskInformation technology adoptionInternet bankingPortugalTrabalho de Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação, especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência de NegócioThe understanding of the main determinants of Internet banking adoption is important for banks and users. If banks understand users’ concerns, then they will be able to provide better services. In this investigation we developed a conceptual model that combined the unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT) with perceived risk in order to explain behaviour intention and usage behaviour of Internet banking. To test the conceptual model we collected data from Portugal (249 valid cases). We found that the model explained 60 percent of intention to use variance and 81 percent of usage variance. Our findings supported some relationships of UTAUT, as performance expectancy, effort expectancy and social influence, and also the role of risk as a stronger predictor of intention. To explain usage behaviour of Internet banking the most important factor was behavioural intention.A percepção dos factores que mais contribuem para a adopção do Internet banking é importante para os bancos e para os utilizadores. Se os bancos compreenderem as principais preocupações e opiniões dos utilizadores, então serão capazes de prestar melhores serviços aos seus clientes. Nesta investigação, foi desenvolvido um modelo conceptual que combina a teoria unificada da aceitação e uso de tecnologia (UTAUT) com o risco percebido, de forma a explicar e intenção e o uso do Internet banking. Para testar o modelo concetual, foram recolhidos dados em Portugal (249 casos válidos). Os resultados mostraram que o modelo explicava 60% da intenção e 81 % do uso. Foram suportadas algumas das relações do UTAUT, como a expectativa de desempenho, expectativa de esforço e a influência social, e também o papel do risco como o forte preditor da intenção. Para explicar o uso do Internet banking, o factor mais importante foi a intenção.Oliveira, Tiago André Gonçalves Félix deRUNMartins, Ana Carolina Barata2016-07-26T00:30:15Z2013-01-252013-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9177TID:202250580enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:04Zoai:run.unl.pt:10362/9177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:35.841851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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