Understanding the mobile hospitality services adoption: A UTAUT2 and perceived value application in a hotel consumer context
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9641 |
Resumo: | Com o intuito de atrair os novos utilizadores de tecnologias moveis, algumas cadeias hoteleiras começaram a lançar Serviços Moveis Hoteleiros (SMH). Os SMH, referem-se ao uso de telemóveis como ferramentas de acesso e compra de serviços hoteleiros. Através de aplicações para telemóvel, os hóspedes podem ter acesso a serviços como reserva de quartos, check-in/out, concierge, serviço de quartos e de limpeza. OS SMH permitem aos hóspedes acederem aos serviços dos hotéis de forma rápida, onde e quando quiserem, apenas precisando de uma ligação à internet para desempenharem essas tarefas. Sendo que, a aceitação dos SMH pelos utilizadores é crucial para o sucesso da implementação destes sistemas, é imperioso para os profissionais e académicos, compreenderem os factores que influenciam a adopção dos SMH. Foi então desenvolvido um modelo conceptual que combina a extensão da teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia (UTAUT2) com o factor de valor percepcionado, com vista a explicar a intenção de uso e recomendação dos SMH. Para testar o modelo conceitual foram reunidos dados de 348 casos validados, e observou-se que o modelo explica 62 por cento da variação na intenção de uso dos SMH, e 51 por cento da variação na recomendação. Os resultados suportam que a expectativa de performance, expectativa de esforço, condições facilitadoras e o factor valor percepcionado explicam a intenção de uso dos SMH. Por sua vez, a recomendação dos SMH é influenciada pela intenção de uso e pelo factor de valor percepcionadas. As implicações teórico-práticas dos nossos resultados são discutidas. |
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Understanding the mobile hospitality services adoption: A UTAUT2 and perceived value application in a hotel consumer contextTeoria unificadaUso da tecnologia (UTAUT2)Valor percepcionadoTecnologias de informaçãoServiços móveis hoteleiros (SMH)Extending the unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT2)Perceived valueInformation technology adoptionMobile Hospitality Services (MHS)Com o intuito de atrair os novos utilizadores de tecnologias moveis, algumas cadeias hoteleiras começaram a lançar Serviços Moveis Hoteleiros (SMH). Os SMH, referem-se ao uso de telemóveis como ferramentas de acesso e compra de serviços hoteleiros. Através de aplicações para telemóvel, os hóspedes podem ter acesso a serviços como reserva de quartos, check-in/out, concierge, serviço de quartos e de limpeza. OS SMH permitem aos hóspedes acederem aos serviços dos hotéis de forma rápida, onde e quando quiserem, apenas precisando de uma ligação à internet para desempenharem essas tarefas. Sendo que, a aceitação dos SMH pelos utilizadores é crucial para o sucesso da implementação destes sistemas, é imperioso para os profissionais e académicos, compreenderem os factores que influenciam a adopção dos SMH. Foi então desenvolvido um modelo conceptual que combina a extensão da teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia (UTAUT2) com o factor de valor percepcionado, com vista a explicar a intenção de uso e recomendação dos SMH. Para testar o modelo conceitual foram reunidos dados de 348 casos validados, e observou-se que o modelo explica 62 por cento da variação na intenção de uso dos SMH, e 51 por cento da variação na recomendação. Os resultados suportam que a expectativa de performance, expectativa de esforço, condições facilitadoras e o factor valor percepcionado explicam a intenção de uso dos SMH. Por sua vez, a recomendação dos SMH é influenciada pela intenção de uso e pelo factor de valor percepcionadas. As implicações teórico-práticas dos nossos resultados são discutidas.In order to attract new consumers, stay competitive, and increase revenues, some hospitality corporations have started to launch Mobile Hospitality Services (MHS). MHS refer to using cell phones as a tool to access, request, and buy services related to hotels. For this reason we developed a conceptual model that combines the extension of unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT2) with perceived value to explain behavior intention and recommendation of MHS. To test the conceptual model we collected data from 348 cases, and found that the model explains 62 percent of the variation in behavior intention to use MHS, and 51 percent of the variation in recommendation. Our findings support the belief that performance expectancy, effort expectancy, facilitating conditions, and perceived value explain behavior intention of MHS. Recommendation of MHS is explained by behavioral intention and perceived value. Theoretical and managerial implications of our results are discussed.2017-01-09T16:12:47Z2020-01-09T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9641TID:201036622engEstorninho, António Pedro da Cruz e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:37.378882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o intuito de atrair os novos utilizadores de tecnologias moveis, algumas cadeias hoteleiras começaram a lançar Serviços Moveis Hoteleiros (SMH). Os SMH, referem-se ao uso de telemóveis como ferramentas de acesso e compra de serviços hoteleiros. Através de aplicações para telemóvel, os hóspedes podem ter acesso a serviços como reserva de quartos, check-in/out, concierge, serviço de quartos e de limpeza. OS SMH permitem aos hóspedes acederem aos serviços dos hotéis de forma rápida, onde e quando quiserem, apenas precisando de uma ligação à internet para desempenharem essas tarefas. Sendo que, a aceitação dos SMH pelos utilizadores é crucial para o sucesso da implementação destes sistemas, é imperioso para os profissionais e académicos, compreenderem os factores que influenciam a adopção dos SMH. Foi então desenvolvido um modelo conceptual que combina a extensão da teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia (UTAUT2) com o factor de valor percepcionado, com vista a explicar a intenção de uso e recomendação dos SMH. Para testar o modelo conceitual foram reunidos dados de 348 casos validados, e observou-se que o modelo explica 62 por cento da variação na intenção de uso dos SMH, e 51 por cento da variação na recomendação. Os resultados suportam que a expectativa de performance, expectativa de esforço, condições facilitadoras e o factor valor percepcionado explicam a intenção de uso dos SMH. Por sua vez, a recomendação dos SMH é influenciada pela intenção de uso e pelo factor de valor percepcionadas. As implicações teórico-práticas dos nossos resultados são discutidas. |
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