Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Miriam Filipe da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1292
Resumo: Com o objectivo de analisar as relações entre representações de actores directamente envolvidos sobre insucesso escolar e a política de escola expressa no respectivo projecto educativo, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico com diferentes taxas de retenção. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a entrevistas e análise documental – no sentido da elaboração de um estudo de caso comparativo entre as duas escolas. A abordagem pelo clima de escola, para além de inserir este trabalho numa corrente teórica sócio-institucional, concebe a escola como uma organização portadora de uma cultura que a caracteriza e diferencia. Neste sentido, o projecto educativo analisou-se enquanto elemento que define a política de escola e enquanto indicador que se insere numa das variáveis que compõe o clima de escola, as variáveis de processo. Desta forma, como principais conclusões deste trabalho emergem, em ambas as escolas, o não questionamento por nenhum dos actores das práticas pedagógicas e da organização escolar como uma das causas do insucesso escolar, e uma responsabilização dos alunos pelos resultados escolares negativos. No que concerne à política de escola, outra conclusão remete para a possibilidade de no estabelecimento de ensino com mais insucesso existir uma desadequação entre aquela política e a realidade da escola, dado que em ambos os casos aquela política é orientada para o sucesso e as respectivas taxas de retenção se interpretam como um indicador de eficácia da mesma.
id RCAP_1b9bff44c9407475e5bc1ee433703304
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativoRepresentações sociais -- Social representationsInsucesso escolarPolítica de escolaProjeto educativo -- Educational projectSchool failureSchool policyCom o objectivo de analisar as relações entre representações de actores directamente envolvidos sobre insucesso escolar e a política de escola expressa no respectivo projecto educativo, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico com diferentes taxas de retenção. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a entrevistas e análise documental – no sentido da elaboração de um estudo de caso comparativo entre as duas escolas. A abordagem pelo clima de escola, para além de inserir este trabalho numa corrente teórica sócio-institucional, concebe a escola como uma organização portadora de uma cultura que a caracteriza e diferencia. Neste sentido, o projecto educativo analisou-se enquanto elemento que define a política de escola e enquanto indicador que se insere numa das variáveis que compõe o clima de escola, as variáveis de processo. Desta forma, como principais conclusões deste trabalho emergem, em ambas as escolas, o não questionamento por nenhum dos actores das práticas pedagógicas e da organização escolar como uma das causas do insucesso escolar, e uma responsabilização dos alunos pelos resultados escolares negativos. No que concerne à política de escola, outra conclusão remete para a possibilidade de no estabelecimento de ensino com mais insucesso existir uma desadequação entre aquela política e a realidade da escola, dado que em ambos os casos aquela política é orientada para o sucesso e as respectivas taxas de retenção se interpretam como um indicador de eficácia da mesma.Aiming to analyze the relations between social representations of school failure (from a variety of school-related actors) and the school policy expressed on each of the specific educative school project, a comparative analysis was made between two schools of basic education (specifically the 2nd and 3rd cycles of the Portuguese education system) with different success rates. For that purpose, it was adopted a methodology based on qualitative research – through interviews and documental analysis – towards the development of a comparative case study. The approach by school climate, in addition to locate this work on the socio-institutional theory, sees school as an organization that bears a culture which characterizes and differentiates it from others. In this sense, the educative school project is considered to be an element that defines school policy, and also as an indicator from one of the variables that compose the school climate, the process variables. As a main conclusion of this work arises the non-questioning (by all actors from both schools) of teaching practices and school organization as one of the causes of school failure, being the responsibility for that failure addressed to the students. Furthermore, and taking into account for both cases that the school policy is success-oriented and that the rates of success constitute an indicator of policy effectiveness, another conclusion points to the possibility that in the less successful school may exist a mismatch between school policy and school reality.2009-03-03T15:16:41Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1292porCosta, Miriam Filipe dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:47:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:47:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
title Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
spellingShingle Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
Costa, Miriam Filipe da
Representações sociais -- Social representations
Insucesso escolar
Política de escola
Projeto educativo -- Educational project
School failure
School policy
title_short Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
title_full Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
title_fullStr Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
title_full_unstemmed Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
title_sort Política de escola e representações sobre o insucesso escolar: Um estudo de caso comparativo
author Costa, Miriam Filipe da
author_facet Costa, Miriam Filipe da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Miriam Filipe da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais -- Social representations
Insucesso escolar
Política de escola
Projeto educativo -- Educational project
School failure
School policy
topic Representações sociais -- Social representations
Insucesso escolar
Política de escola
Projeto educativo -- Educational project
School failure
School policy
description Com o objectivo de analisar as relações entre representações de actores directamente envolvidos sobre insucesso escolar e a política de escola expressa no respectivo projecto educativo, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico com diferentes taxas de retenção. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a entrevistas e análise documental – no sentido da elaboração de um estudo de caso comparativo entre as duas escolas. A abordagem pelo clima de escola, para além de inserir este trabalho numa corrente teórica sócio-institucional, concebe a escola como uma organização portadora de uma cultura que a caracteriza e diferencia. Neste sentido, o projecto educativo analisou-se enquanto elemento que define a política de escola e enquanto indicador que se insere numa das variáveis que compõe o clima de escola, as variáveis de processo. Desta forma, como principais conclusões deste trabalho emergem, em ambas as escolas, o não questionamento por nenhum dos actores das práticas pedagógicas e da organização escolar como uma das causas do insucesso escolar, e uma responsabilização dos alunos pelos resultados escolares negativos. No que concerne à política de escola, outra conclusão remete para a possibilidade de no estabelecimento de ensino com mais insucesso existir uma desadequação entre aquela política e a realidade da escola, dado que em ambos os casos aquela política é orientada para o sucesso e as respectivas taxas de retenção se interpretam como um indicador de eficácia da mesma.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-07
2009-03-03T15:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1292
url http://hdl.handle.net/10071/1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546322741297152