Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Berta Cruz dos Santos Guerra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5235
Resumo: A presente investigação visa reflectir sobre o insucesso escolar, na perspectiva dos alunos. Foram recolhidos relatos desta vivência por parte de alguns alunos com insucesso escolar, de modo a elaborar um quadro compreensivo desta problemática. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a onze alunos, que tivessem na sua vida escolar experiência de insucesso, verificando-se diferenças entre o número de reprovações e os cursos que frequentam. Este estudo veio revelar que os alunos com experiência de insucesso escolar atribuem, em especial, a si próprios a responsabilidade pelo seu fracasso. Para além deste denominador comum, foi possível detectar particularidades de acordo com o maior ou menor número de reprovações, o que permitiu identificar dois modos diferenciados de vivenciar a sua situação de insucesso escolar : "viver com esperança" e "viver com arrependimento".
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