O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30139 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_1ba97dc5819c33433d85bdd7426725eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo372.4946.982-93Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO atual documento constitui um relatório reflexivo da intervenção pedagógica integrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do Instituto de Educação da Universidade do Minho, que se centra no tema: “O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1.º e 2.º ciclo”. É um ponto fulcral deste estudo analisar de que forma as narrativas, mais propriamente, as lendas, os mitos e literatura infantil mito-simbólica, contribuem para o desenvolvimento da compreensão histórica em alunos do 1.º e 2.º ciclo, promovendo a construção de conhecimento histórico. Procedeuse à realização de diversas atividades que integraram a exploração de lendas e narrativas mitosimbólicas, tendo sido selecionadas: Lenda do Milagre de Ourique, versão de Gentil Marques (1º ciclo) integrada no conteúdo lecionado “Formação de Portugal” ; e História de uma flor de Matilde Rosa Araújo (2º ciclo), considerada literatura infantil de forte pendor mito-simbólico pela temática abordada, relacionada com o cravo e a sua associação ao 25 de Abril, tema lecionado durante a intervenção pedagógica no 2.º ciclo. A intervenção pedagógica realizada ao longo do projeto de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, tendo o aluno um papel central durante o processo de ensinoaprendizagem, valorizando-se a interação entre o aluno e o professor, em que este último, assume o papel simultâneo de docente e investigador. Um dos principais objetivos deste estudo foi a construção de narrativas pelos alunos, tendo em conta o recurso a lendas e narrativas mito-simbólicas, confrontando-as com diversas fontes históricas e historiográficas. As narrativas dos alunos são uma fonte translúcida do conhecimento histórico que estes adquirem e constroem, resultado da interpretação e cruzamento de fontes por eles exploradas, promovendo-se a compreensão histórica nestes alunos. As narrativas construídas pelos alunos foram analisadas e categorizadas de acordo com níveis de progressão. O projeto permitiu concluir que os alunos, tanto do 1º ciclo como do 2º ciclo, produzem conhecimento histórico através da exploração deste género de narrativas, quer a partir de lendas e mitos, quer com recurso a literatura infantil mito-simbólica. Este projeto possibilitou também o desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos, assim como o desenvolvimento de competências de uso e interpretação deste tipo de fontes, a partir das quais, com cruzamento de outras fontes, contribuiu para identificarem e distinguirem o real do ficcional, que se combinam neste tipo de narrativas.The current document is a reflection of pedagogical intervention report included in the Curriculum unit of Supervised Teaching Practice which is part of the Masters in Education for the 1st and 2nd Cycles of Primary School at the Institute of educativon in the University of Minho, which focuses on the theme: “The didactic potential of narratives (legends, myths, and children's literature myth-symbolic ) for the development of knowledge and historical understanding on students of the 1st and 2nd cycle” Its an focal point of this study to analyze how the mythological narratives, more properly, legends, myths and children’s literature myth-symbolic, contribute to the development of historical comprehension in students of 1st and 2nd cycle,promoting the construction of historical knowledge. It was proceeded the realization of various activities that integrates the exploration of legends and myth-symbolic narratives, having been selected: Lenda do Milagre de Ourique, version of Gentil Marques (1st cycle) integrated on the lectured content “Formação de Portugal”; and História de uma flor of Matilde Rosa Araújo (2nd cycle), which is considered children's literature with a strong penchant myth-symbolic by theme addressed in connection with the harpsichord and its membership in the April 25, theme dictated during the pedagogical intervention in 2nd cycle. The pedagogical intervention performed throughout the intervention project became a researchaction methodology, where the student had a central role, during the teaching-learning process, enhancing the interaction between the student and the professor, where the last one takes on the role of teacher and researcher. One of the main goals of this study was the construction of narratives by students, taking into account the use of myth-symbolic narratives, confronting the various historical and historiographical sources. The students narratives are a source of historical knowledge translucent that students acquire, result of interpret the sources and cross them for they exploited, promoting historical understanding in these students. The narratives constructed by students were analysed and categorized according to their levels of progression. The project allowed the conclusion that student, from 1st and 2nd cycle, produce historical knowledge through the exploration of this kind of narratives, either from legends and myth, or with recourse to children’s myth-symbolic literature. This project possibilted also the development of the historical comprehension of students and of usage and interpretation skills of this type of sources, from which, with crossover from other sources, helped to identify and distinguish the real from the fictional, which combine in this kind of narrative.Solé, Maria Glória Parra SantosUniversidade do MinhoMachado, Andreia Filipa Fernandes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30139por201406772info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:43.978021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
title |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
spellingShingle |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo Machado, Andreia Filipa Fernandes 372.4 946.9 82-93 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
title_full |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
title_fullStr |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
title_full_unstemmed |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
title_sort |
O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo |
author |
Machado, Andreia Filipa Fernandes |
author_facet |
Machado, Andreia Filipa Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Solé, Maria Glória Parra Santos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Andreia Filipa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.4 946.9 82-93 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
372.4 946.9 82-93 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30139 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132537177505792 |