As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Liliana Sofia Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25237
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c65009f4c9bb428eb2a10b50ee7e98fc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos372.4Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoA presente pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico durante o ano letivo transato, em dois contextos educativos distintos referentes a cada uma das etapas de ensino referidas. Seguindo uma abordagem metodológica de investigação-ação, encarando o professor como um investigador que constantemente questiona e reflete sobre e na ação, levámos a cabo uma série de atividades promotoras não só da linguagem oral, mas da língua na sua globalidade. Para isso, partimos de um conjunto de obras literárias, nomeadamente álbuns gráficos (referente ao 1.º Ciclo) ou ilustrações específicas de álbuns (no plano do 2.º Ciclo), como forma de facilitar a exploração e o desenvolvimento de competências orais e, simultaneamente, competências literárias. Além disso, numa lógica de interdisciplinaridade, aproveitámos aquelas obras como pano de fundo para a construção de tarefas de aprendizagem integradas e integradoras, abrangendo significativamente várias áreas do saber. Perspetivamos, portanto, um ensino integrado, segundo critérios de articulação vertical, horizontal e lateral, como forma de construir um conhecimento, acima de tudo, funcional, aliado à construção de competências relacionadas, essencialmente, com o saber-fazer. Os resultados, apesar de restritos à especificidade de cada contexto educativo, demonstram a eficácia de uma pedagogia da oralidade associada a uma lógica integrada do conhecimento. Assim, é possível aferir o contributo das nossas práticas no desenvolvimento e aprendizagem de competências associadas à oracia, nomeadamente quando nos referimos à competência comunicativa, nas suas vertentes linguística e pragmática. Além disso, o caráter transversal de uma pedagogia baseada nestas premissas proporciona um contexto motivador e facilitador para a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais para o sucesso educativo, e social, de todos os alunos.The current research was developed on the scope of Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico during the past school year, in two distinct educational contexts, corresponding to each of the educational stages mentioned behind. Following a methodological approach of investigation-action, facing the teacher as a researcher that always enquires and reflects about and on the action, we have organized a string of activities promoting, not only the oral language, but of the language as an whole. In order to that, we started from a set of literary works, namely picture books (relative to 1.º Ciclo) or specific illustrations from books (on the 2.º Ciclo plan), as a ways to facilitate the exploration and the development of oral abilities and, simultaneously, literary abilities. More than that, on an interdisciplinary logic, we used those works as a background to the construction of integrated and integrating learning tasks, that embrace, significantly, several knowledge areas. We envisaged, as so, an integrated education, following vertical, horizontal, and lateral articulation criteria, as the way of building a knowledge that is, above all, functional, allied to the construction of related competences, essentially, the know-how. The results, although restrict to the particularity of each educative context, show the effectiveness of a pedagogy of the orality associated to an integrated knowledge logic. As so, it is possible to infer the contribution of our practices on the development and learning of the competences associated to the oral knowledge, namely when we refer the communication ability, in its linguistic and pragmatic components. Further, the transversal character of a pedagogy based on these principles allows a motivational and facilitating context to the acquisition and development of a set of essential aptitudes to the educative and social success of all the students.Azevedo, Fernando José Fraga deUniversidade do MinhoCosta, Liliana Sofia Sousa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/25237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:55:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:55:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
title As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
spellingShingle As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
Costa, Liliana Sofia Sousa
372.4
title_short As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
title_full As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
title_fullStr As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
title_full_unstemmed As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
title_sort As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos
author Costa, Liliana Sofia Sousa
author_facet Costa, Liliana Sofia Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando José Fraga de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Liliana Sofia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 372.4
topic 372.4
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25237
url http://hdl.handle.net/1822/25237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545140868218880