Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeiro, Carina Capitão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28571
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora e reporta-se à investigação-ação que foi desenvolvida com o objetivo de analisar, compreender, intervir e refletir sobre os espaços exteriores educativos, na dimensão pedagógica e lúdica, considerando as suas potencialidades para o desenvolvimento global das crianças. Os espaços exteriores são reconhecidos por estimularem brincadeiras, jogos e possibilitarem interações sociais e com o meio que fomentam as aprendizagens das crianças e o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas sociais e emocionais. Neste pressuposto, efetuou-se uma intervenção que pretendeu melhorar a qualidade do ambiente educativo, valorizar as aprendizagens, as competências e a participação ativa das crianças, recorrendo à dinamização de propostas e a um projeto de intervenção no recreio do colégio. Utilizaram-se como instrumentos de recolha e análise de dados a Subescala da Early Childhood Environment Rating Scale - Movement/Play, entrevistas, planificações diárias e semanais da PES, notas de campo da observação participante, registos escritos do caderno de formação e registos fotográficos e em vídeo. Da análise dos resultados concluo, em termos gerais, que a intervenção possibilitou melhorias no ambiente educativo tendo a atitude dos/as educadores/as um papel decisivo na construção e dinamização de experiências significativas para as crianças nos espaços exteriores; Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice of the Masters in Pre-School Education of the University of Évora and refers to the action-research that was developed with the aim of analyzing, understanding, intervening and reflecting on the educational exterior spaces, in the pedagogical and playful dimension, considering their potential for the global development of children. The outdoor spaces are recognized for stimulating play, games and enabling social and environmental interactions that foster children's learning and the development of motor, cognitive, social and emotional skills. Under this assumption, an intervention was carried out to improve the quality of the educational environment, valuing the learning, skills and active participation of children, using the dynamics of proposals and an intervention project in the school playground. Data collection and analysis tools were used in the Early Childhood Environment Rating Scale - Movement/Play, interviews, daily and weekly PES planning, field notes of the participant observation, written records of the training book and photographic and video records. From the analysis of the results, I conclude, in general terms, that the intervention made possible improvements in the educational environment, having the attitude of the educators a decisive role in the construction and dynamization of significant experiences for children in the exterior spaces.
id RCAP_1baad140fd0bafcb2ec4266c4037c7c5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exteriorDesenvolvimento da criançaEspaços exterioresLudicidadeCrecheEducação Pré-escolarPrática de Ensino SupervisionadaChild developmentOutdoor spacesPlayfulnessNurseryPre-school educationSupervised Teaching PracticeO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora e reporta-se à investigação-ação que foi desenvolvida com o objetivo de analisar, compreender, intervir e refletir sobre os espaços exteriores educativos, na dimensão pedagógica e lúdica, considerando as suas potencialidades para o desenvolvimento global das crianças. Os espaços exteriores são reconhecidos por estimularem brincadeiras, jogos e possibilitarem interações sociais e com o meio que fomentam as aprendizagens das crianças e o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas sociais e emocionais. Neste pressuposto, efetuou-se uma intervenção que pretendeu melhorar a qualidade do ambiente educativo, valorizar as aprendizagens, as competências e a participação ativa das crianças, recorrendo à dinamização de propostas e a um projeto de intervenção no recreio do colégio. Utilizaram-se como instrumentos de recolha e análise de dados a Subescala da Early Childhood Environment Rating Scale - Movement/Play, entrevistas, planificações diárias e semanais da PES, notas de campo da observação participante, registos escritos do caderno de formação e registos fotográficos e em vídeo. Da análise dos resultados concluo, em termos gerais, que a intervenção possibilitou melhorias no ambiente educativo tendo a atitude dos/as educadores/as um papel decisivo na construção e dinamização de experiências significativas para as crianças nos espaços exteriores; Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice of the Masters in Pre-School Education of the University of Évora and refers to the action-research that was developed with the aim of analyzing, understanding, intervening and reflecting on the educational exterior spaces, in the pedagogical and playful dimension, considering their potential for the global development of children. The outdoor spaces are recognized for stimulating play, games and enabling social and environmental interactions that foster children's learning and the development of motor, cognitive, social and emotional skills. Under this assumption, an intervention was carried out to improve the quality of the educational environment, valuing the learning, skills and active participation of children, using the dynamics of proposals and an intervention project in the school playground. Data collection and analysis tools were used in the Early Childhood Environment Rating Scale - Movement/Play, interviews, daily and weekly PES planning, field notes of the participant observation, written records of the training book and photographic and video records. From the analysis of the results, I conclude, in general terms, that the intervention made possible improvements in the educational environment, having the attitude of the educators a decisive role in the construction and dynamization of significant experiences for children in the exterior spaces.Universidade de Évora2020-12-17T16:40:03Z2020-12-172020-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28571http://hdl.handle.net/10174/28571TID:202552616porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoccjaneiro@hotmail.com672Janeiro, Carina Capitãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:29.016395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
Janeiro, Carina Capitão
Desenvolvimento da criança
Espaços exteriores
Ludicidade
Creche
Educação Pré-escolar
Prática de Ensino Supervisionada
Child development
Outdoor spaces
Playfulness
Nursery
Pre-school education
Supervised Teaching Practice
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: ludicidade e aprendizagens no espaço exterior
author Janeiro, Carina Capitão
author_facet Janeiro, Carina Capitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeiro, Carina Capitão
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da criança
Espaços exteriores
Ludicidade
Creche
Educação Pré-escolar
Prática de Ensino Supervisionada
Child development
Outdoor spaces
Playfulness
Nursery
Pre-school education
Supervised Teaching Practice
topic Desenvolvimento da criança
Espaços exteriores
Ludicidade
Creche
Educação Pré-escolar
Prática de Ensino Supervisionada
Child development
Outdoor spaces
Playfulness
Nursery
Pre-school education
Supervised Teaching Practice
description O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora e reporta-se à investigação-ação que foi desenvolvida com o objetivo de analisar, compreender, intervir e refletir sobre os espaços exteriores educativos, na dimensão pedagógica e lúdica, considerando as suas potencialidades para o desenvolvimento global das crianças. Os espaços exteriores são reconhecidos por estimularem brincadeiras, jogos e possibilitarem interações sociais e com o meio que fomentam as aprendizagens das crianças e o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas sociais e emocionais. Neste pressuposto, efetuou-se uma intervenção que pretendeu melhorar a qualidade do ambiente educativo, valorizar as aprendizagens, as competências e a participação ativa das crianças, recorrendo à dinamização de propostas e a um projeto de intervenção no recreio do colégio. Utilizaram-se como instrumentos de recolha e análise de dados a Subescala da Early Childhood Environment Rating Scale - Movement/Play, entrevistas, planificações diárias e semanais da PES, notas de campo da observação participante, registos escritos do caderno de formação e registos fotográficos e em vídeo. Da análise dos resultados concluo, em termos gerais, que a intervenção possibilitou melhorias no ambiente educativo tendo a atitude dos/as educadores/as um papel decisivo na construção e dinamização de experiências significativas para as crianças nos espaços exteriores; Abstract: This report is part of the Supervised Teaching Practice of the Masters in Pre-School Education of the University of Évora and refers to the action-research that was developed with the aim of analyzing, understanding, intervening and reflecting on the educational exterior spaces, in the pedagogical and playful dimension, considering their potential for the global development of children. The outdoor spaces are recognized for stimulating play, games and enabling social and environmental interactions that foster children's learning and the development of motor, cognitive, social and emotional skills. Under this assumption, an intervention was carried out to improve the quality of the educational environment, valuing the learning, skills and active participation of children, using the dynamics of proposals and an intervention project in the school playground. Data collection and analysis tools were used in the Early Childhood Environment Rating Scale - Movement/Play, interviews, daily and weekly PES planning, field notes of the participant observation, written records of the training book and photographic and video records. From the analysis of the results, I conclude, in general terms, that the intervention made possible improvements in the educational environment, having the attitude of the educators a decisive role in the construction and dynamization of significant experiences for children in the exterior spaces.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T16:40:03Z
2020-12-17
2020-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28571
http://hdl.handle.net/10174/28571
TID:202552616
url http://hdl.handle.net/10174/28571
identifier_str_mv TID:202552616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ccjaneiro@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136666650148864