Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lachado, Lina Sofia Brochado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13211
Resumo: Neste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle.
id RCAP_1bb4d615e2d04f0921f248b1c2f6f3be
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório finalEnsino das CiênciasMétodos AtivosResolução de ProblemasPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 1º CicloNeste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle.Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumLachado, Lina Sofia Brochado2016-04-18T14:28:22Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13211201334704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.609693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
title Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
spellingShingle Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
Lachado, Lina Sofia Brochado
Ensino das Ciências
Métodos Ativos
Resolução de Problemas
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
title_full Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
title_fullStr Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
title_full_unstemmed Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
title_sort Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
author Lachado, Lina Sofia Brochado
author_facet Lachado, Lina Sofia Brochado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lachado, Lina Sofia Brochado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Ciências
Métodos Ativos
Resolução de Problemas
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Ensino das Ciências
Métodos Ativos
Resolução de Problemas
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 1º Ciclo
description Neste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T14:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13211
201334704
url http://hdl.handle.net/10400.26/13211
identifier_str_mv 201334704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015133073408