Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13211 |
Resumo: | Neste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle. |
id |
RCAP_1bb4d615e2d04f0921f248b1c2f6f3be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório finalEnsino das CiênciasMétodos AtivosResolução de ProblemasPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 1º CicloNeste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle.Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumLachado, Lina Sofia Brochado2016-04-18T14:28:22Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13211201334704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.609693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
title |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
spellingShingle |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final Lachado, Lina Sofia Brochado Ensino das Ciências Métodos Ativos Resolução de Problemas Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
title_full |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
title_fullStr |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
title_sort |
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final |
author |
Lachado, Lina Sofia Brochado |
author_facet |
Lachado, Lina Sofia Brochado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lachado, Lina Sofia Brochado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Ciências Métodos Ativos Resolução de Problemas Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Ensino das Ciências Métodos Ativos Resolução de Problemas Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
Neste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-18T14:28:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13211 201334704 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13211 |
identifier_str_mv |
201334704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015133073408 |