Atitudes e práticas dos professores do 2.º e 3.º ciclos face à inclusão de alunos com necessidades educativas na sala de aula, da rede pública e privada da Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8672 |
Resumo: | Inclusão, palavra de ordem nos nossos dias, assume-se como o princípio fundamental na construção de uma escola que se quer equitativa e justa. A escola que hoje se defende, assume um papel decisivo no desenvolvimento e formação dos alunos e por conseguinte, deve adaptar-se às necessidades, interesses e características de cada um, exigindo ao professor um refletir constante do seu papel e das suas práticas pedagógicas. Este estudo, essencialmente descritivo, tem como objetivo compreender quais as atitudes e práticas dos professores dos 2.º e 3.º ciclos promotoras de inclusão de alunos com Necessidades Educativas (NE) na sala de aula da rede pública e privada da Região Autónoma da Madeira (RAM). Não obstante, pretende ainda compreender se as atitudes e práticas dos professores dos 2.º e 3.º ciclos variam consoante a tipologia de escola (pública ou privada), género, faixa etária, grau académico, tempo de serviço, ciclo que leciona e função que desempenha. O mesmo estudo pretende, ainda, compreender se as atitudes e práticas dos docentes se correlacionam. Para a realização do estudo utilizou-se um questionário, ao qual responderam 73 professores dos 2.º e 3.º ciclos da rede pública e privada da RAM. Os resultados encontrados mostram que, de uma maneira geral, os professores dos 2.º e 3.º ciclos da rede pública e privada da RAM parecem revelar atitudes e práticas favoráveis à inclusão de alunos com NE na sala de aula. No que se refere à tipologia de escola, verificou-se que os professores da escola pública da RAM, na sua maioria, evidenciam atitudes mais inclusivas do que os seus homólogos da escola privada. Constata-se, ainda, que são os professores do género masculino, mais velhos, detentores do grau de mestre, a lecionarem num só ciclo e que desempenham a função de docente de educação especial que evidenciam atitudes mais inclusivas. Os resultados mostram, também, que são os docentes do 3.º ciclo que desenvolvem com maior frequência práticas inclusivas e que as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NE se correlacionam com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula. Conclui-se assim, que os docentes que evidenciam atitudes mais favoráveis à inclusão, tendem a promover práticas mais inclusivas, havendo, porém, um longo caminho a ser percorrido para a concretização efetiva de uma educação que seja verdadeiramente inclusiva. |
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Este estudo, essencialmente descritivo, tem como objetivo compreender quais as atitudes e práticas dos professores dos 2.º e 3.º ciclos promotoras de inclusão de alunos com Necessidades Educativas (NE) na sala de aula da rede pública e privada da Região Autónoma da Madeira (RAM). Não obstante, pretende ainda compreender se as atitudes e práticas dos professores dos 2.º e 3.º ciclos variam consoante a tipologia de escola (pública ou privada), género, faixa etária, grau académico, tempo de serviço, ciclo que leciona e função que desempenha. O mesmo estudo pretende, ainda, compreender se as atitudes e práticas dos docentes se correlacionam. Para a realização do estudo utilizou-se um questionário, ao qual responderam 73 professores dos 2.º e 3.º ciclos da rede pública e privada da RAM. Os resultados encontrados mostram que, de uma maneira geral, os professores dos 2.º e 3.º ciclos da rede pública e privada da RAM parecem revelar atitudes e práticas favoráveis à inclusão de alunos com NE na sala de aula. No que se refere à tipologia de escola, verificou-se que os professores da escola pública da RAM, na sua maioria, evidenciam atitudes mais inclusivas do que os seus homólogos da escola privada. Constata-se, ainda, que são os professores do género masculino, mais velhos, detentores do grau de mestre, a lecionarem num só ciclo e que desempenham a função de docente de educação especial que evidenciam atitudes mais inclusivas. Os resultados mostram, também, que são os docentes do 3.º ciclo que desenvolvem com maior frequência práticas inclusivas e que as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NE se correlacionam com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula. Conclui-se assim, que os docentes que evidenciam atitudes mais favoráveis à inclusão, tendem a promover práticas mais inclusivas, havendo, porém, um longo caminho a ser percorrido para a concretização efetiva de uma educação que seja verdadeiramente inclusiva.Inclusion, watchword in our day, is assumed as the fundamental principle in the construction of a school that wants to be equitable and fair. The school that we defend today plays a decisive role in the development and formation of students and, therefore, must adapt to the needs, interests and characteristics of each one, requiring the teacher to constantly reflect on their role and pedagogical practices. This descriptive study aims to understand the attitudes and practices of 2nd and 3rd cycle teachers promoting inclusion of students with Educational Needs (EN) in the Região Autónoma da Madeira public and private classroom. Nevertheless, it also intends to understand if the attitudes and practices of the 2nd and 3rd cycle teachers vary according to the type of school (public or private), gender, age group, academic degree, service, cycle of teaching and position held. The same study also aims to understand if teachers' attitudes and practices are correlated. To carry out the study, a questionnaire was used, which answered 73 teachers from 2nd and 3rd cycles of public and private RAM schools. The results show that, in general, the teachers of the 2nd and 3rd cycles of the public and private schools of RAM seem to reveal attitudes and practices favorable to the inclusion of students with EN in the classroom. It was, also, found that the teachers of the public school in RAM, in their majority, show more inclusive attitudes than their counterparts in the private school. It is also noted that male teachers, older, hold a master's degree, teaching in a single cycle and who perform the role of special education teacher who demonstrate more inclusive attitudes. The results also show that it is the teachers of the 3rd cycle that most often develop inclusive practices and that teachers' attitudes towards the inclusion of students with EN correlate with the pedagogical practices developed in the classroom. Thus, it is concluded that teachers who show more favorable attitudes towards inclusion tend to promote more inclusive practices, but there is a long way to go for the effective realization of a truly inclusive education.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGouveia, Cátia Sofia Pinto2020-03-11T12:31:50Z2020-03-032020-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8672TID:202721922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:21Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:32.825824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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