Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2123 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454 |
Resumo: | Atualmente verifica-se uma evolução do sistema educativo português, no sentido de tornar as escolas públicas verdadeiras comunidades educativas de inclusão, onde todos os alunos têm iguais oportunidades de aprendizagem. O papel da familia no processo de inclusão dos filhos com necessidades educativas especiais é crucial. É quem melhor conhece a criança, possuindo uma informação valiosa que os professores deverão ter em conta na hora de planificar e adequar as estratégias educacionais. A presente comunicação resulta de um estudo conduzido com o intuito de conhecer as percepções/atitudes dos pais com filhos com necessidades educativas especiais face a uma educação inclusiva. |
id |
RCAP_ce23c147e6283b9fa8468e594175e535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/2123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusãoPerception / attitudes of parents of SEN students in relation to inclusionInclusãoAtitudesPercepçãoNEEPaisInclusionAttitudesPerceptionSENParentsAtualmente verifica-se uma evolução do sistema educativo português, no sentido de tornar as escolas públicas verdadeiras comunidades educativas de inclusão, onde todos os alunos têm iguais oportunidades de aprendizagem. O papel da familia no processo de inclusão dos filhos com necessidades educativas especiais é crucial. É quem melhor conhece a criança, possuindo uma informação valiosa que os professores deverão ter em conta na hora de planificar e adequar as estratégias educacionais. A presente comunicação resulta de um estudo conduzido com o intuito de conhecer as percepções/atitudes dos pais com filhos com necessidades educativas especiais face a uma educação inclusiva.Currently there is an evolution of the Portuguese education system, in the sense of making public schools true inclusion educational communities, where all students have equal opportunities for learning. The role of the family in the process of including children with special educational needs is crucial. It is the one who best knows the child, possessing valuable information that teachers should take into account when planning and adjusting educational strategies. This communication is the result of a study conducted to understand the perceptions / attitudes of parents with children with special educational needs facing an inclusive educationUniversidad da Coruña2018-03-06T09:52:18Z2018-03-062017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123http://hdl.handle.net/11328/2123Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123http://hdl.handle.net/11328/2123https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454por2386-7418http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2454/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Maria CelesteMarques, AnaMarques, BrunoSalgado, Claudiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:17Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:06.868098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão Perception / attitudes of parents of SEN students in relation to inclusion |
title |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão |
spellingShingle |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão Lopes, Maria Celeste Inclusão Atitudes Percepção NEE Pais Inclusion Attitudes Perception SEN Parents |
title_short |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão |
title_full |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão |
title_fullStr |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão |
title_full_unstemmed |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão |
title_sort |
Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão |
author |
Lopes, Maria Celeste |
author_facet |
Lopes, Maria Celeste Marques, Ana Marques, Bruno Salgado, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Ana Marques, Bruno Salgado, Claudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Celeste Marques, Ana Marques, Bruno Salgado, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Atitudes Percepção NEE Pais Inclusion Attitudes Perception SEN Parents |
topic |
Inclusão Atitudes Percepção NEE Pais Inclusion Attitudes Perception SEN Parents |
description |
Atualmente verifica-se uma evolução do sistema educativo português, no sentido de tornar as escolas públicas verdadeiras comunidades educativas de inclusão, onde todos os alunos têm iguais oportunidades de aprendizagem. O papel da familia no processo de inclusão dos filhos com necessidades educativas especiais é crucial. É quem melhor conhece a criança, possuindo uma informação valiosa que os professores deverão ter em conta na hora de planificar e adequar as estratégias educacionais. A presente comunicação resulta de um estudo conduzido com o intuito de conhecer as percepções/atitudes dos pais com filhos com necessidades educativas especiais face a uma educação inclusiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-06T09:52:18Z 2018-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123 http://hdl.handle.net/11328/2123 Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123 http://hdl.handle.net/11328/2123 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454 |
identifier_str_mv |
Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2123 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2454/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134986066984960 |