Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Celeste
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Ana, Marques, Bruno, Salgado, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2123
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454
Resumo: Atualmente verifica-se uma evolução do sistema educativo português, no sentido de tornar as escolas públicas verdadeiras comunidades educativas de inclusão, onde todos os alunos têm iguais oportunidades de aprendizagem. O papel da familia no processo de inclusão dos filhos com necessidades educativas especiais é crucial. É quem melhor conhece a criança, possuindo uma informação valiosa que os professores deverão ter em conta na hora de planificar e adequar as estratégias educacionais. A presente comunicação resulta de um estudo conduzido com o intuito de conhecer as percepções/atitudes dos pais com filhos com necessidades educativas especiais face a uma educação inclusiva.
id RCAP_ce23c147e6283b9fa8468e594175e535
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusãoPerception / attitudes of parents of SEN students in relation to inclusionInclusãoAtitudesPercepçãoNEEPaisInclusionAttitudesPerceptionSENParentsAtualmente verifica-se uma evolução do sistema educativo português, no sentido de tornar as escolas públicas verdadeiras comunidades educativas de inclusão, onde todos os alunos têm iguais oportunidades de aprendizagem. O papel da familia no processo de inclusão dos filhos com necessidades educativas especiais é crucial. É quem melhor conhece a criança, possuindo uma informação valiosa que os professores deverão ter em conta na hora de planificar e adequar as estratégias educacionais. A presente comunicação resulta de um estudo conduzido com o intuito de conhecer as percepções/atitudes dos pais com filhos com necessidades educativas especiais face a uma educação inclusiva.Currently there is an evolution of the Portuguese education system, in the sense of making public schools true inclusion educational communities, where all students have equal opportunities for learning. The role of the family in the process of including children with special educational needs is crucial. It is the one who best knows the child, possessing valuable information that teachers should take into account when planning and adjusting educational strategies. This communication is the result of a study conducted to understand the perceptions / attitudes of parents with children with special educational needs facing an inclusive educationUniversidad da Coruña2018-03-06T09:52:18Z2018-03-062017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123http://hdl.handle.net/11328/2123Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123http://hdl.handle.net/11328/2123https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454por2386-7418http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2454/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Maria CelesteMarques, AnaMarques, BrunoSalgado, Claudiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:17Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:06.868098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
Perception / attitudes of parents of SEN students in relation to inclusion
title Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
spellingShingle Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
Lopes, Maria Celeste
Inclusão
Atitudes
Percepção
NEE
Pais
Inclusion
Attitudes
Perception
SEN
Parents
title_short Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
title_full Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
title_fullStr Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
title_full_unstemmed Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
title_sort Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão
author Lopes, Maria Celeste
author_facet Lopes, Maria Celeste
Marques, Ana
Marques, Bruno
Salgado, Claudia
author_role author
author2 Marques, Ana
Marques, Bruno
Salgado, Claudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Celeste
Marques, Ana
Marques, Bruno
Salgado, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Atitudes
Percepção
NEE
Pais
Inclusion
Attitudes
Perception
SEN
Parents
topic Inclusão
Atitudes
Percepção
NEE
Pais
Inclusion
Attitudes
Perception
SEN
Parents
description Atualmente verifica-se uma evolução do sistema educativo português, no sentido de tornar as escolas públicas verdadeiras comunidades educativas de inclusão, onde todos os alunos têm iguais oportunidades de aprendizagem. O papel da familia no processo de inclusão dos filhos com necessidades educativas especiais é crucial. É quem melhor conhece a criança, possuindo uma informação valiosa que os professores deverão ter em conta na hora de planificar e adequar as estratégias educacionais. A presente comunicação resulta de um estudo conduzido com o intuito de conhecer as percepções/atitudes dos pais com filhos com necessidades educativas especiais face a uma educação inclusiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-06T09:52:18Z
2018-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123
http://hdl.handle.net/11328/2123
Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123
http://hdl.handle.net/11328/2123
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454
identifier_str_mv Lopes, M. C. S., Marques, A., Marques, B., & Salgado, C. (2017). Perceção/atitudes dos pais de alunos com NEE face à inclusão. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(11), 101-105. doi: 10.17979/reipe.2017.0.11.2454. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2123
url http://hdl.handle.net/11328/2123
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2454/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134986066984960