A Relação entre Organizações sem fins lucrativos e Empresas Portuguesas: Um estudo exploratório
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/300 |
Resumo: | O desenvolvimento de relações por parte de organizações privadas sem fins lucrativos (OSFL) com empresas é fundamental para a sua sustentabilidade. Contudo, o marketing relacional e a definição de estratégias de fundraising e de comunicação tendem a ser pouco exploradas, redundando em relações pontuais com os doadores. Este trabalho propõe-se explorar as formas de desenvolvimento de relações entre OSFL e empresas. Após sistematização dos principais contributos presentes na literatura é apresentado um estudo de natureza qualitativa e exploratória, em que foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a 8 responsáveis de OSFL com diversos âmbitos de atuação e 16 gestores de empresas de pequena, média e grande dimensão, todos com sede no distrito de Aveiro.Os resultados evidenciam que o que leva as empresas a apoiar OSFL são essencialmente benefícios não materiais, tal como o impacto emocional nos colaboradores e outros stakeholders. Existem claras diferenças entre empresas de pequena e grande dimensão, sendo estas últimas as mais propensas a relações formais. Verificou-se, contudo, que mesmo os apoios pontuais podem ser recorrentes e repetidos, faltando capacidade de protocolar a relação. Em termos globais, os dados oferecem pistas interessantes para os responsáveis de OSFL, designadamente resultantes da comparação das diferentes perspetivas dos participantes. |
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A Relação entre Organizações sem fins lucrativos e Empresas Portuguesas: Um estudo exploratórioEconomia social; desenvolvimento de relacionamento com empresas; fundraising; marketing relacionalO desenvolvimento de relações por parte de organizações privadas sem fins lucrativos (OSFL) com empresas é fundamental para a sua sustentabilidade. Contudo, o marketing relacional e a definição de estratégias de fundraising e de comunicação tendem a ser pouco exploradas, redundando em relações pontuais com os doadores. Este trabalho propõe-se explorar as formas de desenvolvimento de relações entre OSFL e empresas. Após sistematização dos principais contributos presentes na literatura é apresentado um estudo de natureza qualitativa e exploratória, em que foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a 8 responsáveis de OSFL com diversos âmbitos de atuação e 16 gestores de empresas de pequena, média e grande dimensão, todos com sede no distrito de Aveiro.Os resultados evidenciam que o que leva as empresas a apoiar OSFL são essencialmente benefícios não materiais, tal como o impacto emocional nos colaboradores e outros stakeholders. Existem claras diferenças entre empresas de pequena e grande dimensão, sendo estas últimas as mais propensas a relações formais. Verificou-se, contudo, que mesmo os apoios pontuais podem ser recorrentes e repetidos, faltando capacidade de protocolar a relação. Em termos globais, os dados oferecem pistas interessantes para os responsáveis de OSFL, designadamente resultantes da comparação das diferentes perspetivas dos participantes.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2018-06-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/300oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/300International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 6, No 10 (2018)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/300http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/300/160Copyright (c) 2018 International Journal of Marketing, Communication and New Mediainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Ania BárbaraBarbosa, BelémMarques, Joaquim2022-09-22T10:30:38Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:24.381126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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