Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36199 |
Resumo: | A ausência ou comprometimento da comunicação em pessoas com um diagnóstico de PEA dificulta o relacionamento interpessoal mantendo-as distantes e, muitas vezes, não compreendidas pela maioria das pessoas. Face às dificuldades e desafios que se lhes colocam na hora de interagir e à frustração que sentem quando, sem êxito, tentam comunicar, os indivíduos com PEA apresentam frequentes variações de humor e comportamentos inadequados. Tendo como propósito reduzir esta dificuldade de comunicação, neste estudo implementámos o uso de um sistema de comunicação, recorrendo ao Picture Exchange Communication System (PECS), de forma e promover a comunicação funcional numa criança com PEA. Trata-se de um estudo de caso com intervenção da autora, cujos resultados foram avaliados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e do uso da escala ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) aplicada no início, no meio e no final da intervenção. Com base na análise dos resultados, verificou-se que houve melhoria das competências de comunicação, tais como o aumento da independência, da iniciativa de formular pedidos e do discurso verbal. Foram ainda observadas outras mudanças positivas, como a redução dos comportamentos inadequados e o aumento da interação social, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da criança intervencionada. |
id |
RCAP_1bccba414897b6a0057b510f8f425fe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismoComunicação FuncionalPECSPerturbações do Espectro do AutismoA ausência ou comprometimento da comunicação em pessoas com um diagnóstico de PEA dificulta o relacionamento interpessoal mantendo-as distantes e, muitas vezes, não compreendidas pela maioria das pessoas. Face às dificuldades e desafios que se lhes colocam na hora de interagir e à frustração que sentem quando, sem êxito, tentam comunicar, os indivíduos com PEA apresentam frequentes variações de humor e comportamentos inadequados. Tendo como propósito reduzir esta dificuldade de comunicação, neste estudo implementámos o uso de um sistema de comunicação, recorrendo ao Picture Exchange Communication System (PECS), de forma e promover a comunicação funcional numa criança com PEA. Trata-se de um estudo de caso com intervenção da autora, cujos resultados foram avaliados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e do uso da escala ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) aplicada no início, no meio e no final da intervenção. Com base na análise dos resultados, verificou-se que houve melhoria das competências de comunicação, tais como o aumento da independência, da iniciativa de formular pedidos e do discurso verbal. Foram ainda observadas outras mudanças positivas, como a redução dos comportamentos inadequados e o aumento da interação social, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da criança intervencionada.Ramalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-Repositório ComumDias, Anabela da Conceição Quatorze2021-04-13T10:09:12Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36199202609758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:07.091664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
spellingShingle |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo Dias, Anabela da Conceição Quatorze Comunicação Funcional PECS Perturbações do Espectro do Autismo |
title_short |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_full |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_fullStr |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_sort |
Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo |
author |
Dias, Anabela da Conceição Quatorze |
author_facet |
Dias, Anabela da Conceição Quatorze |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Anabela da Conceição Quatorze |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Funcional PECS Perturbações do Espectro do Autismo |
topic |
Comunicação Funcional PECS Perturbações do Espectro do Autismo |
description |
A ausência ou comprometimento da comunicação em pessoas com um diagnóstico de PEA dificulta o relacionamento interpessoal mantendo-as distantes e, muitas vezes, não compreendidas pela maioria das pessoas. Face às dificuldades e desafios que se lhes colocam na hora de interagir e à frustração que sentem quando, sem êxito, tentam comunicar, os indivíduos com PEA apresentam frequentes variações de humor e comportamentos inadequados. Tendo como propósito reduzir esta dificuldade de comunicação, neste estudo implementámos o uso de um sistema de comunicação, recorrendo ao Picture Exchange Communication System (PECS), de forma e promover a comunicação funcional numa criança com PEA. Trata-se de um estudo de caso com intervenção da autora, cujos resultados foram avaliados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e do uso da escala ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) aplicada no início, no meio e no final da intervenção. Com base na análise dos resultados, verificou-se que houve melhoria das competências de comunicação, tais como o aumento da independência, da iniciativa de formular pedidos e do discurso verbal. Foram ainda observadas outras mudanças positivas, como a redução dos comportamentos inadequados e o aumento da interação social, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da criança intervencionada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13T10:09:12Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36199 202609758 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36199 |
identifier_str_mv |
202609758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130033952915456 |