A contribuição do PECS no desenvolvimento da comunicação de uma aluna com perturbações do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4651 |
Resumo: | Nesta dissertação pretendemos dar a conhecer a especificidade da problemática do autismo, através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Este projeto está organizado como um estudo de caso, dado que irá consistir numa metodologia de investigação aprofundada acerca de um caso de uma aluna com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), com dificuldades graves na comunicação. No presente trabalho utilizamos as Tecnologias de informação e comunicação (TIC). A utilização das TIC nas práticas pedagógicas dos alunos com PEA contribuem de forma evidente para o desenvolvimento da comunicação e interação social. A revisão da literatura efetuada refere que o sistema de comunicação por troca de imagens (PECS) é uma tecnologia de apoio para a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) que permite obter resultados excelentes em crianças/jovens com PEA, a nível comunicativo. No nosso trabalho, este sistema foi implementado a uma aluna com PEA, com limitações na comunicação, na interação e com algumas dificuldades no comportamento. Antes da intervenção a aluna utilizava linguagem oral, palavras isoladas, usava muitas vezes a ecolália, vocabulário descontextualizado e fala estereotipada. No final da intervenção a aluna evoluiu de uma comunicação básica através de palavras isoladas, utilizando a ecolália, para uma comunicação estruturada de pequenas frases. Os dados de avaliação referem que o PECS contribuiu significativamente para o desenvolvimento desta aluna ao nível das competências comunicativas, comportamento e interação social. |
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