Cidadania do conhecimento : o sistema de pontos canadiano e o cartão azul da União Europeia desvendados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Sonya Torres
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18843
Resumo: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais
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spelling Cidadania do conhecimento : o sistema de pontos canadiano e o cartão azul da União Europeia desvendados325.14(71)Dissertação de mestrado em Relações InternacionaisNuma era marcada pela crise económica global, uma pluralidade de países veem-se inseridos num século que se pauta pela predominância de expressões como “corrida ao talento”, “talento é o novo óleo” e “migrantes altamente qualificados”. A crescente procura de migrantes altamente qualificados (detentores de conhecimento científico e tecnológico – logo o conhecimento por excelência nas sociedades hodiernas) leva estados como o Canadá e espaços como a União Europeia (UE), em diferentes tempos e de diferentes formas, a investir na melhoria dos seus sistemas de seleção de migrantes potencialmente relevantes para as suas economias - “os melhores cérebros”, the best and the brightest. Ora, apesar do atual enfoque sobre os migrantes altamente qualificados, pouca atenção é dispensada à avaliação dos sistemas de seleção que estão a montante da sua entrada em sociedades altamente competitivas. É assim nosso ensejo nesta dissertação debruçar-nos sobre a análise do sistema de pontos canadiano e do cartão azul da UE, enquanto instrumentos políticos legais de elevado significado político operacionalizados para a cativação de imigrantes altamente qualificados. No entanto, iremo-nos centrar primordialmente sobre o Canadá, indagando o seu sistema de pontos e o papel que este exerce na construção de um dado perfil de imigrante, mas também, de forma mais complexa e menos tangível numa primeira leitura, de um dado perfil de cidadão. Assim, iremos analisar e discutir com particular atenção as implicações de um sistema como o canadiano na modelagem dos processos de integração e da própria cidadania, desvendando a dimensão à uma inclusora e exclusora do conhecimento enquanto critério de acesso à legalidade e à cidadania. O estudo realizado conduz-nos a quatro grandes conclusões: (1) tanto o sistema de pontos canadiano como o cartão azul da UE contribuem para a estratificação de indivíduos, dividindo-os em duas categorias – (a) aqueles que o sistema procura atrair (os altamente qualificados) e (b) aqueles tidos como menos desejáveis (os menos qualificados); (2) estes sistemas de seleção permitem a institucionalização da discriminação social e até cultural; (3) um número significativo de migrantes altamente qualificados enfrentam diversas barreiras na integração na sociedade canadiana o que põe em causa um dos objetivos primordiais do sistema de seleção pelo menos em relação aos indivíduos que supostamente deveriam dele beneficiar - os altamente qualificados; e (4) o sistema de pontos tal como o sistema do cartão azul revelam-se como sistemas de seleção restritivos e elitistas que fomentam a exclusão e o surgimento de uma cidadania fundamentada no conhecimento, promovendo subsequentemente uma política de “educationbased discrimination”.In an era plagued by a global economic crisis, a plurality of countries encounter themselves propelled into a century where phraseologies such as, “the race for talent”, “talent is the new oil” and “highly qualified migrants” dominate the daily vernacular. The heightened pursuit of highly-skilled migrants (bearers of scientific and technological knowledge – who epitomize the essence of excellence in contemporary society) has prompted, throughout various periods in time and via diverse methods, countries such as Canada and communities, namely the European Union (EU), to invest in the enhancement of their selection systems of migrants deemed potentially relevant to their economies – “the best minds”, the best and the brightest. Notwithstanding the ample focus placed on highly qualified migrants, insufficient scrutiny has been assigned to the evaluation of the existing selection systems which precedes the entrance of these individuals into highly competitive societies. Therefore, we shall endeavour to concentrate our efforts on an analysis of the Canadian point system, as well as, the EU Blue Card, performing as legal political instruments of extensive political significance ultimately functioning with the purpose of captivating highly-skilled professionals. However, our primal focus will be centered on Canada, probing its point system and its implicit role in the shaping of a specific immigrant profile, while simultaneously, in a complex though less tangible form, ascertaining a certain citizen profile. Furthermore, we will strive to analyse and discuss with particular attention the implications of Canada’s point system in the configuration of the processes of integration and citizenship, whilst unveiling the inclusive and exclusive scope of knowledge that operates as criterion for legality and citizenship. By virtue of this in-depth study, we were able to discern the following four findings: (1) both the Canadian point system and the EU Blue Card are conducive to the stratification of individuals into two categories – (a) those sought after by the system (highly qualified) and (b) those considered less desirable by the system (less qualified); (2) both selection systems allow for the institutionalization of social and cultural discrimination; (3) a vast amount of highly-skilled migrants encounter a myriad of hurdles in their attempt to integrate into Canadian society which places in jeopardy one of the cardinal objetives of the selection system as it relates to these individuals that this system is supposedly intended to benefit – those highly-skilled; and (4) both systems, the Canadian and the European, are restrictive and elitist selection systems that foster exclusion and the emergence of a knowledge-based citizenship, subsequently promoting a regime of “education-based discrimination”.Carvalhais, Isabel Maria EstradaUniversidade do MinhoPedreira, Sonya Torres20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:19.841845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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