Cidadania do Conhecimento: o Sistema de Pontos Canadiano e a Cartão Azul da União Europeia Desvendados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Sonya
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/perspectivas.46
Resumo: Despite the growing demand for highly skilled migrants (holders of scientific and technological knowledge - hence knowledge par excellence in today's societies), little attention is paid to the evaluation of selection systems that are upstream of their entry into highly competitive societies. This article seeks to expose a critical analysis of the Canadian points system and the EU Blue Card as legally meaningful political policy instruments operationalized to captivate highly skilled emigrants. Thus, we will analyze and discuss with particular attention the implications of these systems in shaping the processes of integration and citizenship itself, unveiling the inclusive and exclusionary dimensions of knowledge as a criterion for access to legality and citizenship. This study leads us to four major conclusions: (1) both systems contribute to the stratification of individuals, (2) these selection systems allow for the institutionalization of social and even cultural discrimination, (3) a significant number of highly skilled migrants face various barriers for integration into Canadian society, and (4) the points system such as the blue card system proves to be restrictive and elitist selection systems that foster the exclusion and emergence of knowledge-based citizenship, subsequently promoting an 'education-based discrimination' policy. Resumo Não obstante a crescente procura de migrantes altamente qualificados (detentores de conhecimento científico e tecnológico - logo o conhecimento por excelência nas sociedades hodiernas), pouca atenção é dispensada à avaliação dos sistemas de seleção que estão a montante da sua entrada em sociedades altamente competitivas. Este artigo procura expor uma análise crítica ao sistema de pontos canadiano e ao cartão azul da UE, enquanto instrumentos políticos legais de elevado significado político operacionalizados para a cativação de emigrantes altamente qualificados. Assim, iremos analisar e discutir com particular atenção as implicações destes sistemas na modelagem dos processos de integração e da própria cidadania, desvendando as dimensões inclusora e exclusora do conhecimento enquanto critério de acesso à legalidade e à cidadania. Este estudo conduz-nos a quatro grandes conclusões: (1) ambos os sistemas contribuem para a estratificação de indivíduos, (2) estes sistemas de seleção permitem a institucionalização da descriminação social e até cultural, (3) um número significativo de migrantes altamente qualificados enfrentam diversas barreiras na integração na sociedade canadiana, e (4) o sistema de pontos tal como o sistema do cartão azul revelam-se como sistemas de seleção restritivos e elitistas que fomentam a exclusão e o surgimento de uma cidadania fundamentada no conhecimento, promovendo subsequentemente uma política de 'education-based discrimination'. 
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