História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luísa Maria Montes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11884
Resumo: O relato apresentado tem como objetivo uma reflexão sobre os três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional. Entrada na Profissão com início no ano de 1981. Inserção no grupo nas várias escolas onde lecionei (uma por ano letivo), ausência de trabalho colaborativo e de orientação da prática profissional, marca o primeiro momento. Num segundo momento o relato incide sobre a Profissionalização em Serviço, oito anos após a entrada na profissão, através da Universidade Aberta, vocacionada para exercer o ensino a distância, dirigido a populações adultas em regime de autoaprendizagem, sem aulas presenciais e utilizando meios didáticos escritos e mediatizados. Como professora do quadro com nomeação provisória, estive dispensada da realização da componente projeto de formação e ação pedagógica /componente de prática pedagógica supervisionada, uma vez que, possuía seis anos de bom e efetivo serviço docente, prestado como portadora de habilitação própria, para a situação de docência em que me encontrava. A Integração na Carreira/data de obtenção de qualificação profissional – agosto/1990 corresponde ao terceiro momento. Tempo de serviço na data da integração: oito anos e dez meses. Todo o percurso profissional esteve marcado pela ausência da supervisão formal e sistemática ao serviço do desenvolvimento e de ensino /aprendizagem.
id RCAP_1be2134a046348a3ae75ab8f56098424
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História (de vida) em três momentos em diálogo com as memóriasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relato apresentado tem como objetivo uma reflexão sobre os três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional. Entrada na Profissão com início no ano de 1981. Inserção no grupo nas várias escolas onde lecionei (uma por ano letivo), ausência de trabalho colaborativo e de orientação da prática profissional, marca o primeiro momento. Num segundo momento o relato incide sobre a Profissionalização em Serviço, oito anos após a entrada na profissão, através da Universidade Aberta, vocacionada para exercer o ensino a distância, dirigido a populações adultas em regime de autoaprendizagem, sem aulas presenciais e utilizando meios didáticos escritos e mediatizados. Como professora do quadro com nomeação provisória, estive dispensada da realização da componente projeto de formação e ação pedagógica /componente de prática pedagógica supervisionada, uma vez que, possuía seis anos de bom e efetivo serviço docente, prestado como portadora de habilitação própria, para a situação de docência em que me encontrava. A Integração na Carreira/data de obtenção de qualificação profissional – agosto/1990 corresponde ao terceiro momento. Tempo de serviço na data da integração: oito anos e dez meses. Todo o percurso profissional esteve marcado pela ausência da supervisão formal e sistemática ao serviço do desenvolvimento e de ensino /aprendizagem.The report presented here aims to provide a reflection on the three most significant moments in my professional development. I started working as a teacher in 1981. Group integration in the different schools where I worked (a different one each school year), lack of collaborative working or professional practical guidance are the issues which characterize the first moment. In the second moment, the report focuses on “Profissionalização em serviço” (in-service training) in “Universidade Aberta” (Open University), eight years after having started the job. This institution is dedicated to distance learning for adults in self-directed learning processes, without attendance sessions and using written didactic materials and technology-mediated educational practices. As a teacher belonging to the “quadro com nomeação provisória”, (provisional registration) I was excused from presenting the project on pedagogical approaches and teaching practices - a component part of supervised pedagogical practice - since I had presented six years of good and effective teaching as a qualified teacher. Getting into the teaching career (date of professional qualification - August 1990) corresponds to the third moment. I had a total of eight years and ten months of service at the time. The whole course of action was defined by the absence of formal or permanent supervision as teaching and learning development.Alves, José MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Luísa Maria Montes2013-07-08T13:37:41Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:38.801667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
title História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
spellingShingle História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
Oliveira, Luísa Maria Montes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
title_full História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
title_fullStr História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
title_full_unstemmed História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
title_sort História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias
author Oliveira, Luísa Maria Montes
author_facet Oliveira, Luísa Maria Montes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luísa Maria Montes
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relato apresentado tem como objetivo uma reflexão sobre os três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional. Entrada na Profissão com início no ano de 1981. Inserção no grupo nas várias escolas onde lecionei (uma por ano letivo), ausência de trabalho colaborativo e de orientação da prática profissional, marca o primeiro momento. Num segundo momento o relato incide sobre a Profissionalização em Serviço, oito anos após a entrada na profissão, através da Universidade Aberta, vocacionada para exercer o ensino a distância, dirigido a populações adultas em regime de autoaprendizagem, sem aulas presenciais e utilizando meios didáticos escritos e mediatizados. Como professora do quadro com nomeação provisória, estive dispensada da realização da componente projeto de formação e ação pedagógica /componente de prática pedagógica supervisionada, uma vez que, possuía seis anos de bom e efetivo serviço docente, prestado como portadora de habilitação própria, para a situação de docência em que me encontrava. A Integração na Carreira/data de obtenção de qualificação profissional – agosto/1990 corresponde ao terceiro momento. Tempo de serviço na data da integração: oito anos e dez meses. Todo o percurso profissional esteve marcado pela ausência da supervisão formal e sistemática ao serviço do desenvolvimento e de ensino /aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
2012
2012-09-28T00:00:00Z
2013-07-08T13:37:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/11884
url http://hdl.handle.net/10400.14/11884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131769094537216