Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47225 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_36501126225328f34892f2f21206f535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47225 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentidoHistórias de vidaFormaçãoExperiênciaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A presente dissertação, baseada em minha história de vida, busca ampliar a reflexão sobre a importância da memória individual e social, nas transformações da Educação. Realizado pelo método biográfico, o relato parte de minhas lembranças e de registos pessoais, demonstrando a influência que tempo, ambiente e culturas exercem no desenvolvimento do ser humano. A partir dos aspectos subjetivos de meu processo de formação, lancei-me a uma investigação epistemológica detalhada, colhendo contribuições em diversos campos do saber. Os conceitos de educação formal, não formal e informal entrecruzados com as concepções de autoformação, ecoformação e heteroformação serviram-me de ancoradouros seguros, de onde parti, em busca de compreender a construção da autonomia do educador. A partir da análise do conteúdo da narrativa, assumindo duplo olhar de espectadora e de especialista, busquei solucionar a questão que formulei inicialmente, ao pensar de que modo é possível encontrar, no passado, um sentido vivificador para um futuro provável, em educação. Percebi, ao final, nas entrelinhas da história narrada, o fio condutor que, interligando fatos e sentimentos, aponta para um processo infindo de trocas experienciais, herança comum a todos os seres humanos.This dissertation, based on my life story, seeks to expand the reflection on the importance of individual and social memory, in the transformation of Education. Using a biographical method, the report starts with my memories and personal records, showing the influence that time, environment and culture have on the human development. Viewed from a subjective aspect of my learning process, I began a detailed epistomological investigation, collecting contributions in several fields of knowledge. The concepts of formal, non-formal and informal education interwined with concepts of self-formation, eco-formation and heteroformation served as safe anchorages, from where I started in search for understanding the construction of the educator’s autonomy. From an analysis of the narrative content, assuming a dual view as a spectator and as a specialist, I attempted to answer the question that I initially formulated thinking about how is possible to find in the past, a life-giving meaning for a probable future in education. In the end, I realized, between the lines of the narrated story, the guidind thread that, interconnecting facts and feelings, points to an endless process of experiential exchanges, a common heritage to all human beings.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaEspírito Santo, Maria Inez do2021-04-05T10:50:41Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47225TID:202668932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:18.289712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
title |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
spellingShingle |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido Espírito Santo, Maria Inez do Histórias de vida Formação Experiência Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
title_full |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
title_fullStr |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
title_full_unstemmed |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
title_sort |
Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido |
author |
Espírito Santo, Maria Inez do |
author_facet |
Espírito Santo, Maria Inez do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espírito Santo, Maria Inez do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias de vida Formação Experiência Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Histórias de vida Formação Experiência Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-04-05T10:50:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47225 TID:202668932 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47225 |
identifier_str_mv |
TID:202668932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134539110416384 |