Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Maria Inez do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47225
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_36501126225328f34892f2f21206f535
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentidoHistórias de vidaFormaçãoExperiênciaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A presente dissertação, baseada em minha história de vida, busca ampliar a reflexão sobre a importância da memória individual e social, nas transformações da Educação. Realizado pelo método biográfico, o relato parte de minhas lembranças e de registos pessoais, demonstrando a influência que tempo, ambiente e culturas exercem no desenvolvimento do ser humano. A partir dos aspectos subjetivos de meu processo de formação, lancei-me a uma investigação epistemológica detalhada, colhendo contribuições em diversos campos do saber. Os conceitos de educação formal, não formal e informal entrecruzados com as concepções de autoformação, ecoformação e heteroformação serviram-me de ancoradouros seguros, de onde parti, em busca de compreender a construção da autonomia do educador. A partir da análise do conteúdo da narrativa, assumindo duplo olhar de espectadora e de especialista, busquei solucionar a questão que formulei inicialmente, ao pensar de que modo é possível encontrar, no passado, um sentido vivificador para um futuro provável, em educação. Percebi, ao final, nas entrelinhas da história narrada, o fio condutor que, interligando fatos e sentimentos, aponta para um processo infindo de trocas experienciais, herança comum a todos os seres humanos.This dissertation, based on my life story, seeks to expand the reflection on the importance of individual and social memory, in the transformation of Education. Using a biographical method, the report starts with my memories and personal records, showing the influence that time, environment and culture have on the human development. Viewed from a subjective aspect of my learning process, I began a detailed epistomological investigation, collecting contributions in several fields of knowledge. The concepts of formal, non-formal and informal education interwined with concepts of self-formation, eco-formation and heteroformation served as safe anchorages, from where I started in search for understanding the construction of the educator’s autonomy. From an analysis of the narrative content, assuming a dual view as a spectator and as a specialist, I attempted to answer the question that I initially formulated thinking about how is possible to find in the past, a life-giving meaning for a probable future in education. In the end, I realized, between the lines of the narrated story, the guidind thread that, interconnecting facts and feelings, points to an endless process of experiential exchanges, a common heritage to all human beings.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaEspírito Santo, Maria Inez do2021-04-05T10:50:41Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47225TID:202668932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:18.289712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
title Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
spellingShingle Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
Espírito Santo, Maria Inez do
Histórias de vida
Formação
Experiência
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
title_full Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
title_fullStr Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
title_full_unstemmed Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
title_sort Histórias de vida e formação em inventariança : Memória como restauração de sentido
author Espírito Santo, Maria Inez do
author_facet Espírito Santo, Maria Inez do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Maria Inez do
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias de vida
Formação
Experiência
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Histórias de vida
Formação
Experiência
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-04-05T10:50:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47225
TID:202668932
url http://hdl.handle.net/10451/47225
identifier_str_mv TID:202668932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134539110416384