Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Mariana Jaco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade no distrito de Viana do Castelo, ao longo de catorze semanas. O estudo surge através de um projeto educativo existente na instituição escolar, onde os alunos têm oportunidade de vivenciar experiências envolta do folclore. Tendo em conta que atualmente as crianças crescem envolvidas numa sociedade em constante evolução, muitos são os valores e contributos de tradições, nomeadamente o folclore, para a formação cultural de cada um. Assim, a investigação que incidiu em 17 alunos, teve como objetivo compreender o contributo que o folclore tem para a construção da identidade e consciência cultural de alunos do 1º ano de escolaridade. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Quais as conceções dos alunos relativamente ao folclore?; 2) Que contributo trouxe o presente projeto ao grupo de alunos?; 3) O folclore poderá contribuir para a formação da Identidade Cultural dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Assente no paradigma interpretativo e tendo por base o problema e respetivas questões de investigação, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada numa perspetiva exploratória. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, registos audiovisuais, questionários, entrevista e documentos dos alunos. Para se proceder à análise de dados foram definidas categorias e descritores que permitiram avaliar as conceções, o envolvimento e a formação cultural dos alunos. Os resultados desta investigação revelaram que o folclore, promove a compreensão da importância do património cultural, apropriando-se de tudo que lhe está inerente, e permite a construção da consciência e identidade histórico-cultural dos alunos. O papel de professora estagiária permitiu uma constante reflexão sobre todo o processo de intervenção, que proporcionou desenvolver diversificadas aptidões fundamentais na formação de professores.
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