Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766 |
Resumo: | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade no distrito de Viana do Castelo, ao longo de catorze semanas. O estudo surge através de um projeto educativo existente na instituição escolar, onde os alunos têm oportunidade de vivenciar experiências envolta do folclore. Tendo em conta que atualmente as crianças crescem envolvidas numa sociedade em constante evolução, muitos são os valores e contributos de tradições, nomeadamente o folclore, para a formação cultural de cada um. Assim, a investigação que incidiu em 17 alunos, teve como objetivo compreender o contributo que o folclore tem para a construção da identidade e consciência cultural de alunos do 1º ano de escolaridade. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Quais as conceções dos alunos relativamente ao folclore?; 2) Que contributo trouxe o presente projeto ao grupo de alunos?; 3) O folclore poderá contribuir para a formação da Identidade Cultural dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Assente no paradigma interpretativo e tendo por base o problema e respetivas questões de investigação, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada numa perspetiva exploratória. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, registos audiovisuais, questionários, entrevista e documentos dos alunos. Para se proceder à análise de dados foram definidas categorias e descritores que permitiram avaliar as conceções, o envolvimento e a formação cultural dos alunos. Os resultados desta investigação revelaram que o folclore, promove a compreensão da importância do património cultural, apropriando-se de tudo que lhe está inerente, e permite a construção da consciência e identidade histórico-cultural dos alunos. O papel de professora estagiária permitiu uma constante reflexão sobre todo o processo de intervenção, que proporcionou desenvolver diversificadas aptidões fundamentais na formação de professores. |
id |
RCAP_1becbf07ab52aabf2c84302be078ffab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1766 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEBFolcloreConsciência culturalIdentidadeFolkloreCultural consciousnessIdentityO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade no distrito de Viana do Castelo, ao longo de catorze semanas. O estudo surge através de um projeto educativo existente na instituição escolar, onde os alunos têm oportunidade de vivenciar experiências envolta do folclore. Tendo em conta que atualmente as crianças crescem envolvidas numa sociedade em constante evolução, muitos são os valores e contributos de tradições, nomeadamente o folclore, para a formação cultural de cada um. Assim, a investigação que incidiu em 17 alunos, teve como objetivo compreender o contributo que o folclore tem para a construção da identidade e consciência cultural de alunos do 1º ano de escolaridade. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Quais as conceções dos alunos relativamente ao folclore?; 2) Que contributo trouxe o presente projeto ao grupo de alunos?; 3) O folclore poderá contribuir para a formação da Identidade Cultural dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Assente no paradigma interpretativo e tendo por base o problema e respetivas questões de investigação, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada numa perspetiva exploratória. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, registos audiovisuais, questionários, entrevista e documentos dos alunos. Para se proceder à análise de dados foram definidas categorias e descritores que permitiram avaliar as conceções, o envolvimento e a formação cultural dos alunos. Os resultados desta investigação revelaram que o folclore, promove a compreensão da importância do património cultural, apropriando-se de tudo que lhe está inerente, e permite a construção da consciência e identidade histórico-cultural dos alunos. O papel de professora estagiária permitiu uma constante reflexão sobre todo o processo de intervenção, que proporcionou desenvolver diversificadas aptidões fundamentais na formação de professores.This report was developed about of Supervised Teaching Practice II, of the Master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, a class of the 1st grade in Viana do Castlo district, to over fourteen weeks. The study comes from an existing educational project in school where students have to opportunity to have contact with Folklore and it cultural influence. Given that currently the children grow up involved in a constantly evolving society, many are the values and contributions of traditions in particular folklore for cultural formation of each. So research aimed at understanding the contribution that folklore has for the construction of identity and cultural awareness of students of the 1st grade. For this defined the following research questions: 1) What is the student's opinion about Folklore?; 2) What contribution brought this project to the group students?; 3) Folklore may contribute to the formation of the cultural identity of the students 1st cycle of basic education? Based on the interpretative paradigm and on the basis of the problem and the respective research questions, we chose a qualitative research methodology based on an exploratory perspective. Data collection was done through naturalistic and participating observation, from audio and video recordings, questionnaires, interviews and documents of the students. To make the analysis of the data, categories and descriptors were defined that allowed evaluating diverse aspects of the study. The results of this research revealed that the Folklore, promotes understanding of the importance of cultural heritage and allows the construction of consciousness and historical and cultural identity of the students. The role of trainee teacher allowed a constant reflection on the whole intervention process, which allowed to develop diversified fundamental skills in teacher training.2017-02-13T17:39:17Z2016-12-09T00:00:00Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1766TID:201611147porTorres, Mariana Jacoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:07Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:01.610659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
title |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
spellingShingle |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB Torres, Mariana Jaco Folclore Consciência cultural Identidade Folklore Cultural consciousness Identity |
title_short |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
title_full |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
title_fullStr |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
title_sort |
Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB |
author |
Torres, Mariana Jaco |
author_facet |
Torres, Mariana Jaco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Mariana Jaco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folclore Consciência cultural Identidade Folklore Cultural consciousness Identity |
topic |
Folclore Consciência cultural Identidade Folklore Cultural consciousness Identity |
description |
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade no distrito de Viana do Castelo, ao longo de catorze semanas. O estudo surge através de um projeto educativo existente na instituição escolar, onde os alunos têm oportunidade de vivenciar experiências envolta do folclore. Tendo em conta que atualmente as crianças crescem envolvidas numa sociedade em constante evolução, muitos são os valores e contributos de tradições, nomeadamente o folclore, para a formação cultural de cada um. Assim, a investigação que incidiu em 17 alunos, teve como objetivo compreender o contributo que o folclore tem para a construção da identidade e consciência cultural de alunos do 1º ano de escolaridade. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Quais as conceções dos alunos relativamente ao folclore?; 2) Que contributo trouxe o presente projeto ao grupo de alunos?; 3) O folclore poderá contribuir para a formação da Identidade Cultural dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Assente no paradigma interpretativo e tendo por base o problema e respetivas questões de investigação, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada numa perspetiva exploratória. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, registos audiovisuais, questionários, entrevista e documentos dos alunos. Para se proceder à análise de dados foram definidas categorias e descritores que permitiram avaliar as conceções, o envolvimento e a formação cultural dos alunos. Os resultados desta investigação revelaram que o folclore, promove a compreensão da importância do património cultural, apropriando-se de tudo que lhe está inerente, e permite a construção da consciência e identidade histórico-cultural dos alunos. O papel de professora estagiária permitiu uma constante reflexão sobre todo o processo de intervenção, que proporcionou desenvolver diversificadas aptidões fundamentais na formação de professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09T00:00:00Z 2016-12-09 2017-02-13T17:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766 TID:201611147 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766 |
identifier_str_mv |
TID:201611147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131516616310784 |