Gostos ecléticos em coleções, repercussões em museus nacionais: o caso da coleção Ferreira das Neves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/midas.2067 |
Resumo: | Jerônimo Ferreira das Neves (1854-1918), um colecionador brasileiro, viveu, com a sua esposa Eugênia Barbosa de Carvalho Neves (1860-1946), em Lisboa nas décadas de 1880 e 1890, reunindo uma coleção eclética, composta por livros raros, moedas, medalhas e objetos de arte. O casal não juntou apenas peças antigas de elevado valor estético, mas também objetos do quotidiano de uso comum, perfazendo uma diversidade complexa, reflexo das práticas colecionistas do período e dos chamados museus ecléticos. Parte da coleção foi doada à Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, antiga Academia Imperial, em 1947, por vontade testamentária de Eugênia Neves, integrando o acervo do Museu D. João VI, museu da referida Escola, criado em 1979. Quase 60 anos depois da doação de Eugênia Neves, após o Museu D. João VI ter sido alvo de renovação museológica na primeira década do século XXI, foi possível expor a coleção em toda a sua diversidade, entre outras obras de ensino académico. Esta apresentação da coleção recupera a sua natureza eclética e instiga novos questionamentos sobre as coleções oitocentistas, modos de exibição e de compreensão da arte e das suas práticas historiográficas. Pretendemos, assim, a partir das reflexões sobre museus nacionais brasileiros e as experiências de colecionismo de Oitocentos no Rio de Janeiro, discutir as repercussões das doações a instituições públicas, dos seus usos e implicações na contemporaneidade. |
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Jerônimo Ferreira das Neves (1854-1918), um colecionador brasileiro, viveu, com a sua esposa Eugênia Barbosa de Carvalho Neves (1860-1946), em Lisboa nas décadas de 1880 e 1890, reunindo uma coleção eclética, composta por livros raros, moedas, medalhas e objetos de arte. O casal não juntou apenas peças antigas de elevado valor estético, mas também objetos do quotidiano de uso comum, perfazendo uma diversidade complexa, reflexo das práticas colecionistas do período e dos chamados museus ecléticos. Parte da coleção foi doada à Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, antiga Academia Imperial, em 1947, por vontade testamentária de Eugênia Neves, integrando o acervo do Museu D. João VI, museu da referida Escola, criado em 1979. Quase 60 anos depois da doação de Eugênia Neves, após o Museu D. João VI ter sido alvo de renovação museológica na primeira década do século XXI, foi possível expor a coleção em toda a sua diversidade, entre outras obras de ensino académico. Esta apresentação da coleção recupera a sua natureza eclética e instiga novos questionamentos sobre as coleções oitocentistas, modos de exibição e de compreensão da arte e das suas práticas historiográficas. Pretendemos, assim, a partir das reflexões sobre museus nacionais brasileiros e as experiências de colecionismo de Oitocentos no Rio de Janeiro, discutir as repercussões das doações a instituições públicas, dos seus usos e implicações na contemporaneidade. |
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