Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cucinotta, Caterina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Ana Catarina, Soares, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16918
Resumo: Em 1987, o cineasta português Jorge Silva Melo (n. 1948) filmou uma adaptação de A Praia, romance que o escritor, tradutor e guionista italiano Cesare Pavese (1908-1950) publicou em 1942. Foi uma das muitas adaptações da obra pavesiana ao cinema, mas a primeira no cinema português. Agosto estrearia em 1991, mas o nome de Pavese só seria creditado em materiais promocionais após a estreia. Tal ausência não impede - até mesmo, ao despertar a curiosidade, incita - a comparação de uma obra a outra, na tentativa de ver nelas vestígios de expressividade autoral e de uma leitura muito particular e simbólica que o cineasta português parece fazer do livro de Pavese. As duas obras compartilham vários elementos narrativos, mas principalmente estilísticos, o que, acreditamos, ressalta a comparação. Na busca da sua identificação, recorremos aos depoimentos de ambos os autores, bem como a uma análise fílmica voltada para o tratamento de imagens, sons, músicas, materialidades, construção de diálogos, apelo ao voyeurismo e atuação dos atores principais.
id RCAP_1c0025cf6da12040d91040d8a2fb8268
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva MeloCinema portuguêsLiteratura italianaCesare PaveseJorge Silva MeloMaterialidadesEm 1987, o cineasta português Jorge Silva Melo (n. 1948) filmou uma adaptação de A Praia, romance que o escritor, tradutor e guionista italiano Cesare Pavese (1908-1950) publicou em 1942. Foi uma das muitas adaptações da obra pavesiana ao cinema, mas a primeira no cinema português. Agosto estrearia em 1991, mas o nome de Pavese só seria creditado em materiais promocionais após a estreia. Tal ausência não impede - até mesmo, ao despertar a curiosidade, incita - a comparação de uma obra a outra, na tentativa de ver nelas vestígios de expressividade autoral e de uma leitura muito particular e simbólica que o cineasta português parece fazer do livro de Pavese. As duas obras compartilham vários elementos narrativos, mas principalmente estilísticos, o que, acreditamos, ressalta a comparação. Na busca da sua identificação, recorremos aos depoimentos de ambos os autores, bem como a uma análise fílmica voltada para o tratamento de imagens, sons, músicas, materialidades, construção de diálogos, apelo ao voyeurismo e atuação dos atores principais.FotocinemaSapientiaCucinotta, CaterinaPereira, Ana CatarinaSoares, Ana Isabel2021-09-02T10:09:26Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16918por2172-015010.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:56Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:57.518650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
title Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
spellingShingle Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
Cucinotta, Caterina
Cinema português
Literatura italiana
Cesare Pavese
Jorge Silva Melo
Materialidades
title_short Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
title_full Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
title_fullStr Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
title_full_unstemmed Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
title_sort Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach(1945) in Jorge Silva Melo
author Cucinotta, Caterina
author_facet Cucinotta, Caterina
Pereira, Ana Catarina
Soares, Ana Isabel
author_role author
author2 Pereira, Ana Catarina
Soares, Ana Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cucinotta, Caterina
Pereira, Ana Catarina
Soares, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema português
Literatura italiana
Cesare Pavese
Jorge Silva Melo
Materialidades
topic Cinema português
Literatura italiana
Cesare Pavese
Jorge Silva Melo
Materialidades
description Em 1987, o cineasta português Jorge Silva Melo (n. 1948) filmou uma adaptação de A Praia, romance que o escritor, tradutor e guionista italiano Cesare Pavese (1908-1950) publicou em 1942. Foi uma das muitas adaptações da obra pavesiana ao cinema, mas a primeira no cinema português. Agosto estrearia em 1991, mas o nome de Pavese só seria creditado em materiais promocionais após a estreia. Tal ausência não impede - até mesmo, ao despertar a curiosidade, incita - a comparação de uma obra a outra, na tentativa de ver nelas vestígios de expressividade autoral e de uma leitura muito particular e simbólica que o cineasta português parece fazer do livro de Pavese. As duas obras compartilham vários elementos narrativos, mas principalmente estilísticos, o que, acreditamos, ressalta a comparação. Na busca da sua identificação, recorremos aos depoimentos de ambos os autores, bem como a uma análise fílmica voltada para o tratamento de imagens, sons, músicas, materialidades, construção de diálogos, apelo ao voyeurismo e atuação dos atores principais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02T10:09:26Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16918
url http://hdl.handle.net/10400.1/16918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2172-0150
10.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fotocinema
publisher.none.fl_str_mv Fotocinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133313139474432