Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27460 |
Resumo: | Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática. |
id |
RCAP_1c0cf5b836bc1b7c6ef273d5857039f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27460 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonhoBeing a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream jobProfissão de sonhoPedagogizaçãoCultura juvenilDream jobYouth culturePedagogizationNeste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática.Being a DJ is not only Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job. In this article, it is argued that the activity of DJ’ing is passing through a growing process of pedagogization, evidenced in the institutionalization of experiential knowledge traditionally produced and reproduced within the informal context of youth cultures under the form of school culture. The main hypothesis of this paper is that the process of pedagogization of DJ’ing is related to the increasing symbolic revaluation of this practice as a professional activity, currently a dream job for an increasing number of young people. On the other hand, it also results from the increasing accumulation and systematization of knowledge in the field of electronic music production, as well as from the increasing sophistication and complexity of the technological equipment handled by DJs in their practice.Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Vítor Sérgio2017-04-13T14:39:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27460porFerreira, Vítor Sérgio (2017). Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho [Being a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job]. Educação & Realidade, v. 42, n. 2, p. 473-4940100-314310.1590/2175-623664318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:53.076915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho Being a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job |
title |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho |
spellingShingle |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho Ferreira, Vítor Sérgio Profissão de sonho Pedagogização Cultura juvenil Dream job Youth culture Pedagogization |
title_short |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho |
title_full |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho |
title_fullStr |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho |
title_full_unstemmed |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho |
title_sort |
Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho |
author |
Ferreira, Vítor Sérgio |
author_facet |
Ferreira, Vítor Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vítor Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissão de sonho Pedagogização Cultura juvenil Dream job Youth culture Pedagogization |
topic |
Profissão de sonho Pedagogização Cultura juvenil Dream job Youth culture Pedagogization |
description |
Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-13T14:39:32Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27460 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, Vítor Sérgio (2017). Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho [Being a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job]. Educação & Realidade, v. 42, n. 2, p. 473-494 0100-3143 10.1590/2175-623664318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134359233495040 |