Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vítor Sérgio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27460
Resumo: Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática.
id RCAP_1c0cf5b836bc1b7c6ef273d5857039f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27460
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonhoBeing a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream jobProfissão de sonhoPedagogizaçãoCultura juvenilDream jobYouth culturePedagogizationNeste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática.Being a DJ is not only Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job. In this article, it is argued that the activity of DJ’ing is passing through a growing process of pedagogization, evidenced in the institutionalization of experiential knowledge traditionally produced and reproduced within the informal context of youth cultures under the form of school culture. The main hypothesis of this paper is that the process of pedagogization of DJ’ing is related to the increasing symbolic revaluation of this practice as a professional activity, currently a dream job for an increasing number of young people. On the other hand, it also results from the increasing accumulation and systematization of knowledge in the field of electronic music production, as well as from the increasing sophistication and complexity of the technological equipment handled by DJs in their practice.Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Vítor Sérgio2017-04-13T14:39:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27460porFerreira, Vítor Sérgio (2017). Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho [Being a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job]. Educação & Realidade, v. 42, n. 2, p. 473-4940100-314310.1590/2175-623664318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:53.076915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
Being a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job
title Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
spellingShingle Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
Ferreira, Vítor Sérgio
Profissão de sonho
Pedagogização
Cultura juvenil
Dream job
Youth culture
Pedagogization
title_short Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
title_full Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
title_fullStr Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
title_full_unstemmed Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
title_sort Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho
author Ferreira, Vítor Sérgio
author_facet Ferreira, Vítor Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vítor Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão de sonho
Pedagogização
Cultura juvenil
Dream job
Youth culture
Pedagogization
topic Profissão de sonho
Pedagogização
Cultura juvenil
Dream job
Youth culture
Pedagogization
description Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-13T14:39:32Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27460
url http://hdl.handle.net/10451/27460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Vítor Sérgio (2017). Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho [Being a DJ is not just Pressing the Play: the pedagogization of a new dream job]. Educação & Realidade, v. 42, n. 2, p. 473-494
0100-3143
10.1590/2175-623664318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134359233495040