Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6626
Resumo: Este artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo.
id RCAP_1c17242a8da4c7ae7eccc0055c72490b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatísticaLinguagem escritaPré-escolaresConstrutivismoWritten languagePreschool childrenConstructivismWritten languagePreschool childrenConstructivismEste artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo.RESYMEN: En este artículo se aborda la problemática de las escrituras pre-convencionales en niños de edad pre-escolar y tiene como objetivo describir, con base en la literatura actual, las principales perspectivas sobre escritas inventadas, nombradamente las teorías constructivistas, fonológica y de aprendizaje estadístico. Estas teorías difieren no solo en las etapas de desarrollo propuestos, sino igualmente en los mecanismos de aprendizaje que defienden. Se presentan las etapas de desarrollo propuestos por los abordajes constructivistas y fonológica y discutidos los mecanismos de aprendizaje y varias críticas que pueden ser hechas a cada uno de estos tres modelos. En el final son realzadas las ventajas de la integración de las contribuciones de cada una de estas perspectivas, siendo apuntadas líneas de investigación que ya intentan corresponder a ese objetivo.ABSTRACT:This article focus on invented spelling in pre-school children and its aim is to describe three perspectives in the study of spelling development: phonological, constructivist and the statistical learning perspectives These theories differ not only on the perspectives about the phases of early spelling but most of all diverge on the mechanisms behind the evolution. The two first approaches present the progression on invented spelling through a stage models while the third approach does not, because, according to their point of view the same basic mechanism underlies spelling acquisition throughout development. The authors discuss several critics that can be point out to each model and defend the importance of integrating the contributions of each theory in order to build up a clear picture of children’s development. They also describe several investigations that try to accomplish that purpose.Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Repositório do ISPASilva, Ana CristinaAlmeida, Tiago2018-09-25T16:03:50Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6626porPsicologia Escolar e Educacional, 22(1), 63-71 Doi: 10.1590/2175-353920180195341413855710.1590/2175-35392018019534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:28.076711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
title Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
spellingShingle Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
Silva, Ana Cristina
Linguagem escrita
Pré-escolares
Construtivismo
Written language
Preschool children
Constructivism
Written language
Preschool children
Constructivism
title_short Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
title_full Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
title_fullStr Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
title_full_unstemmed Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
title_sort Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
author Silva, Ana Cristina
author_facet Silva, Ana Cristina
Almeida, Tiago
author_role author
author2 Almeida, Tiago
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina
Almeida, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Pré-escolares
Construtivismo
Written language
Preschool children
Constructivism
Written language
Preschool children
Constructivism
topic Linguagem escrita
Pré-escolares
Construtivismo
Written language
Preschool children
Constructivism
Written language
Preschool children
Constructivism
description Este artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25T16:03:50Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6626
url http://hdl.handle.net/10400.12/6626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 63-71 Doi: 10.1590/2175-35392018019534
14138557
10.1590/2175-35392018019534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130105260277760