Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6626 |
Resumo: | Este artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo. |
id |
RCAP_1c17242a8da4c7ae7eccc0055c72490b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatísticaLinguagem escritaPré-escolaresConstrutivismoWritten languagePreschool childrenConstructivismWritten languagePreschool childrenConstructivismEste artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo.RESYMEN: En este artículo se aborda la problemática de las escrituras pre-convencionales en niños de edad pre-escolar y tiene como objetivo describir, con base en la literatura actual, las principales perspectivas sobre escritas inventadas, nombradamente las teorías constructivistas, fonológica y de aprendizaje estadístico. Estas teorías difieren no solo en las etapas de desarrollo propuestos, sino igualmente en los mecanismos de aprendizaje que defienden. Se presentan las etapas de desarrollo propuestos por los abordajes constructivistas y fonológica y discutidos los mecanismos de aprendizaje y varias críticas que pueden ser hechas a cada uno de estos tres modelos. En el final son realzadas las ventajas de la integración de las contribuciones de cada una de estas perspectivas, siendo apuntadas líneas de investigación que ya intentan corresponder a ese objetivo.ABSTRACT:This article focus on invented spelling in pre-school children and its aim is to describe three perspectives in the study of spelling development: phonological, constructivist and the statistical learning perspectives These theories differ not only on the perspectives about the phases of early spelling but most of all diverge on the mechanisms behind the evolution. The two first approaches present the progression on invented spelling through a stage models while the third approach does not, because, according to their point of view the same basic mechanism underlies spelling acquisition throughout development. The authors discuss several critics that can be point out to each model and defend the importance of integrating the contributions of each theory in order to build up a clear picture of children’s development. They also describe several investigations that try to accomplish that purpose.Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Repositório do ISPASilva, Ana CristinaAlmeida, Tiago2018-09-25T16:03:50Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6626porPsicologia Escolar e Educacional, 22(1), 63-71 Doi: 10.1590/2175-353920180195341413855710.1590/2175-35392018019534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:28.076711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
title |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
spellingShingle |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística Silva, Ana Cristina Linguagem escrita Pré-escolares Construtivismo Written language Preschool children Constructivism Written language Preschool children Constructivism |
title_short |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
title_full |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
title_fullStr |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
title_full_unstemmed |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
title_sort |
Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística |
author |
Silva, Ana Cristina |
author_facet |
Silva, Ana Cristina Almeida, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Cristina Almeida, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem escrita Pré-escolares Construtivismo Written language Preschool children Constructivism Written language Preschool children Constructivism |
topic |
Linguagem escrita Pré-escolares Construtivismo Written language Preschool children Constructivism Written language Preschool children Constructivism |
description |
Este artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-25T16:03:50Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/6626 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/6626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 63-71 Doi: 10.1590/2175-35392018019534 14138557 10.1590/2175-35392018019534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551443812417536 |