A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonato,Ana Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pio,Danielle Abdel Massih, Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033
Resumo: Resumo: Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas.
id RCAP_1c19b179cf055a53574ab0cca4b9317b
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000300033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos DadosEnsinoEducação MédicaCurrículoAprendizagem Baseada em ProblemasSaúde Coletiva.Resumo: Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033Nonato,Ana CarolinaPio,Danielle Abdel MassihVernasque,Juliana Ribeiro da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:21Zoai:scielo:S2184-77702022000300033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:44.973672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
title A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
spellingShingle A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
Nonato,Ana Carolina
Ensino
Educação Médica
Currículo
Aprendizagem Baseada em Problemas
Saúde Coletiva.
title_short A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
title_full A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
title_fullStr A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
title_full_unstemmed A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
title_sort A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
author Nonato,Ana Carolina
author_facet Nonato,Ana Carolina
Pio,Danielle Abdel Massih
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
author_role author
author2 Pio,Danielle Abdel Massih
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonato,Ana Carolina
Pio,Danielle Abdel Massih
Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação Médica
Currículo
Aprendizagem Baseada em Problemas
Saúde Coletiva.
topic Ensino
Educação Médica
Currículo
Aprendizagem Baseada em Problemas
Saúde Coletiva.
description Resumo: Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.12 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410390425600