A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033 |
Resumo: | Resumo: Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas. |
id |
RCAP_1c19b179cf055a53574ab0cca4b9317b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos DadosEnsinoEducação MédicaCurrículoAprendizagem Baseada em ProblemasSaúde Coletiva.Resumo: Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033Nonato,Ana CarolinaPio,Danielle Abdel MassihVernasque,Juliana Ribeiro da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:21Zoai:scielo:S2184-77702022000300033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:44.973672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
title |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
spellingShingle |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados Nonato,Ana Carolina Ensino Educação Médica Currículo Aprendizagem Baseada em Problemas Saúde Coletiva. |
title_short |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
title_full |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
title_fullStr |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
title_full_unstemmed |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
title_sort |
A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados |
author |
Nonato,Ana Carolina |
author_facet |
Nonato,Ana Carolina Pio,Danielle Abdel Massih Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pio,Danielle Abdel Massih Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonato,Ana Carolina Pio,Danielle Abdel Massih Vernasque,Juliana Ribeiro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Médica Currículo Aprendizagem Baseada em Problemas Saúde Coletiva. |
topic |
Ensino Educação Médica Currículo Aprendizagem Baseada em Problemas Saúde Coletiva. |
description |
Resumo: Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410390425600 |