Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart,Lúcia M. H. F.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Erichsen,Elza S., Piancastelli,Carlos H., Ribeiro,Ceres M. P., Noronha,Fátima S. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300022
Resumo: Resumo: Apresenta-se a experiência da implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no contexto de um projeto piloto visando à integração dos ciclos básico e profissional. Descreve-se o processo de implantação e apresentam-se resultados de avaliações em dois semestres sucessivos. Para estas avaliações, foram utilizados questionários respondidos por alunos e depoimentos de tutores em entrevistas informais. Aspectos positivos, como a motivação e a satisfação dos estudantes com a metodologia e o bom desempenho dos tutores, foram evidenciados. Dificuldades com a organização do processo de trabalho em Aprendizagem Baseada em Problemas dentro de um currículo com um outro eixo metodológico estiveram presentes durantes toso o tempo de desenvolvimento do projeto. Conclui-se que a adoção parcial da metodologia representa uma limitação e um desafio a ser superado.
id ABEM-1_c84610d814deb7e2fe53a0bfc0bba499
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022001000300022
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMGAprendizado Baseado em ProblemasEducação médica - tendênciasAvaliaçãoCurrículoMicrobiologia - educaçãoResumo: Apresenta-se a experiência da implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no contexto de um projeto piloto visando à integração dos ciclos básico e profissional. Descreve-se o processo de implantação e apresentam-se resultados de avaliações em dois semestres sucessivos. Para estas avaliações, foram utilizados questionários respondidos por alunos e depoimentos de tutores em entrevistas informais. Aspectos positivos, como a motivação e a satisfação dos estudantes com a metodologia e o bom desempenho dos tutores, foram evidenciados. Dificuldades com a organização do processo de trabalho em Aprendizagem Baseada em Problemas dentro de um currículo com um outro eixo metodológico estiveram presentes durantes toso o tempo de desenvolvimento do projeto. Conclui-se que a adoção parcial da metodologia representa uma limitação e um desafio a ser superado.Associação Brasileira de Educação Médica2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300022Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.3-003info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Lúcia M. H. F.Erichsen,Elza S.Piancastelli,Carlos H.Ribeiro,Ceres M. P.Noronha,Fátima S. M.por2021-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000300022Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
title Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
Goulart,Lúcia M. H. F.
Aprendizado Baseado em Problemas
Educação médica - tendências
Avaliação
Currículo
Microbiologia - educação
title_short Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
title_full Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
title_sort Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG
author Goulart,Lúcia M. H. F.
author_facet Goulart,Lúcia M. H. F.
Erichsen,Elza S.
Piancastelli,Carlos H.
Ribeiro,Ceres M. P.
Noronha,Fátima S. M.
author_role author
author2 Erichsen,Elza S.
Piancastelli,Carlos H.
Ribeiro,Ceres M. P.
Noronha,Fátima S. M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart,Lúcia M. H. F.
Erichsen,Elza S.
Piancastelli,Carlos H.
Ribeiro,Ceres M. P.
Noronha,Fátima S. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado Baseado em Problemas
Educação médica - tendências
Avaliação
Currículo
Microbiologia - educação
topic Aprendizado Baseado em Problemas
Educação médica - tendências
Avaliação
Currículo
Microbiologia - educação
description Resumo: Apresenta-se a experiência da implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no contexto de um projeto piloto visando à integração dos ciclos básico e profissional. Descreve-se o processo de implantação e apresentam-se resultados de avaliações em dois semestres sucessivos. Para estas avaliações, foram utilizados questionários respondidos por alunos e depoimentos de tutores em entrevistas informais. Aspectos positivos, como a motivação e a satisfação dos estudantes com a metodologia e o bom desempenho dos tutores, foram evidenciados. Dificuldades com a organização do processo de trabalho em Aprendizagem Baseada em Problemas dentro de um currículo com um outro eixo metodológico estiveram presentes durantes toso o tempo de desenvolvimento do projeto. Conclui-se que a adoção parcial da metodologia representa uma limitação e um desafio a ser superado.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v25.3-003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.3 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003090747392