Mensuração do Apego à Marca de Alunos de um Curso Superior de uma Universidade Pública Federal no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Simone Portella Teixeira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges, Gustavo da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/40
Resumo: O apego à marca é assunto ainda pouco explorado no Brasil, especialmente no setor educacional. Observa-se que fazer ou ter feito parte de uma universidade reflete sentimentos de pertencimento, de vínculos que vão além do ensino e da aprendizagem em um contexto acadêmico. Nos estudos organizacionais,o afeto a uma determinada marca de um produto ou de um serviço revela elos emocionais, o que traz benefícios tanto para consumidorescomo para as organizações. No âmbito do ensino superior público federal, que é uma área que foge de um cenário convencional de consumo, acredita-se que alunos também podem sentir apego por umauniversidade, seja por si mesmo ou por uma influência externas. Visando explorar este contexto, o presente artigo analisouo vínculo afetivo de alunos de um curso de graduação de uma universidade pública federal brasileira. O método compreende análise descritiva e quantitativa, a partir da aplicação de um questionário estruturadopropostos por escala de Louis e Lombart (2010)junto aos alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Verificou-se que alunos podem sentir apego à universidade, mesmo ela sendo pública e gratuita. Por meio do teste de ANOVA, descobriu-se que estudantes de faixas etárias mais altassentem um apego emocional mais intenso do que estudantesmais jovens.Cabe ressaltar que desenvolver vínculos de simpatia e carinho por uma universidade podem desencadear o desejo de pertencimento, de fidelidadee ampliar o número de estudantes no ensino superior no país.
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