Mensuração do Apego à Marca de Alunos de um Curso Superior de uma Universidade Pública Federal no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/40 |
Resumo: | O apego à marca é assunto ainda pouco explorado no Brasil, especialmente no setor educacional. Observa-se que fazer ou ter feito parte de uma universidade reflete sentimentos de pertencimento, de vínculos que vão além do ensino e da aprendizagem em um contexto acadêmico. Nos estudos organizacionais,o afeto a uma determinada marca de um produto ou de um serviço revela elos emocionais, o que traz benefícios tanto para consumidorescomo para as organizações. No âmbito do ensino superior público federal, que é uma área que foge de um cenário convencional de consumo, acredita-se que alunos também podem sentir apego por umauniversidade, seja por si mesmo ou por uma influência externas. Visando explorar este contexto, o presente artigo analisouo vínculo afetivo de alunos de um curso de graduação de uma universidade pública federal brasileira. O método compreende análise descritiva e quantitativa, a partir da aplicação de um questionário estruturadopropostos por escala de Louis e Lombart (2010)junto aos alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Verificou-se que alunos podem sentir apego à universidade, mesmo ela sendo pública e gratuita. Por meio do teste de ANOVA, descobriu-se que estudantes de faixas etárias mais altassentem um apego emocional mais intenso do que estudantesmais jovens.Cabe ressaltar que desenvolver vínculos de simpatia e carinho por uma universidade podem desencadear o desejo de pertencimento, de fidelidadee ampliar o número de estudantes no ensino superior no país. |
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Mensuração do Apego à Marca de Alunos de um Curso Superior de uma Universidade Pública Federal no BrasilInstituições de Ensino Superior; Universidade Pública; Apego à Marca.O apego à marca é assunto ainda pouco explorado no Brasil, especialmente no setor educacional. Observa-se que fazer ou ter feito parte de uma universidade reflete sentimentos de pertencimento, de vínculos que vão além do ensino e da aprendizagem em um contexto acadêmico. Nos estudos organizacionais,o afeto a uma determinada marca de um produto ou de um serviço revela elos emocionais, o que traz benefícios tanto para consumidorescomo para as organizações. No âmbito do ensino superior público federal, que é uma área que foge de um cenário convencional de consumo, acredita-se que alunos também podem sentir apego por umauniversidade, seja por si mesmo ou por uma influência externas. Visando explorar este contexto, o presente artigo analisouo vínculo afetivo de alunos de um curso de graduação de uma universidade pública federal brasileira. O método compreende análise descritiva e quantitativa, a partir da aplicação de um questionário estruturadopropostos por escala de Louis e Lombart (2010)junto aos alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Verificou-se que alunos podem sentir apego à universidade, mesmo ela sendo pública e gratuita. Por meio do teste de ANOVA, descobriu-se que estudantes de faixas etárias mais altassentem um apego emocional mais intenso do que estudantesmais jovens.Cabe ressaltar que desenvolver vínculos de simpatia e carinho por uma universidade podem desencadear o desejo de pertencimento, de fidelidadee ampliar o número de estudantes no ensino superior no país.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2014-06-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/40oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/40International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 2, No 2 (2014)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/40http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/40/19Mello, Simone Portella Teixeira deBorges, Gustavo da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:30:28Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/40Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:17.929064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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