Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.105 |
Resumo: | Films allow us to understand how far our projections go. Virtual worlds, complex realities, fragmentation of relationships, plots with no promise of happy ending are some of the characteristics of the contemporary cinema. The evolution without limits of the new technologies contributed to the creation of parallel worlds, imaginary beings and, in certain films, with identifications with the reality that provide sensations that come to thrill us. This paper aims to discuss the ways that lines the film today, analyzing two films, one Spanish and one Portuguese: America, by Joa?o Nuno Pinto (2010) and The Skin I Live In by Pedro Almodo?var (2011). Indeed the specificities of post-modernity are present in greater or lesser degree in the analyzed movies and the concepts proposed by MARTINS (2011) featuring the imagery in this context appear to be lenses that help us understand who we are today, based on our screen projections and identifications. |
id |
RCAP_1c3c5eb48c66afb144146dc4ea424cee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistacomunicando.sopcom.pt:article/105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habitoimaginarypostmodernitycinemaimagináriopós-modernidadecinemaFilms allow us to understand how far our projections go. Virtual worlds, complex realities, fragmentation of relationships, plots with no promise of happy ending are some of the characteristics of the contemporary cinema. The evolution without limits of the new technologies contributed to the creation of parallel worlds, imaginary beings and, in certain films, with identifications with the reality that provide sensations that come to thrill us. This paper aims to discuss the ways that lines the film today, analyzing two films, one Spanish and one Portuguese: America, by Joa?o Nuno Pinto (2010) and The Skin I Live In by Pedro Almodo?var (2011). Indeed the specificities of post-modernity are present in greater or lesser degree in the analyzed movies and the concepts proposed by MARTINS (2011) featuring the imagery in this context appear to be lenses that help us understand who we are today, based on our screen projections and identifications.O cinema permite-nos compreender até onde vão as nossas projeções. Mundos virtuais e imaginários, realidades complexas, fragmentação das relações, enredos sem promessa de desenlace feliz são algumas das particularidades que parecem caracterizar o cinema na contemporaneidade. A evolução sem limites das novas tecnologias contribuíram para a criação de mundos paralelos, seres imaginários e, em determinados filmes, com identificações com a realidade que proporcionam sensações que chegam a emocionar-nos. Neste trabalho pretende-se discutir as formas de que se reveste o cinema na atualidade, analisando dois filmes, um espanhol e outro português: América, de João Nuno Pinto (2010) e La Piel Que Habito, de Pedro Almod´ovar (2011). As especificidades da pós-modernidade estão presentes em maior ou menor intensidade nos filmes em análise e os conceitos propostos por MARTINS (2011), que caracterizam o imaginário neste contexto, parecem constituir lentes que nos auxiliam a compreender quem somos hoje, com base nas nossas projeções-identificações transformadas em imagens em movimento.Sopcom2012-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.105https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.105Revista Comunicando; Vol. 1 No. 1 (2012): The New Ways of Communication; 136 - 151Revista Comunicando; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Las Nuevas Vías de Comunicación; 136 - 151Revista Comunicando; Vol. 1 N.º 1 (2012): Os Novos Caminhos da Comunicação; 136 - 1512182-4037reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/105https://www.revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/105/47Macedo, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-16T08:28:50Zoai:revistacomunicando.sopcom.pt:article/105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:29.662233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
title |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
spellingShingle |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito Macedo, Isabel imaginary postmodernity cinema imaginário pós-modernidade cinema |
title_short |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
title_full |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
title_fullStr |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
title_full_unstemmed |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
title_sort |
Cinema na pós-modernidade: Os imaginários barroco, trágico e grotesco nos filmes América e La Piel Que Habito |
author |
Macedo, Isabel |
author_facet |
Macedo, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imaginary postmodernity cinema imaginário pós-modernidade cinema |
topic |
imaginary postmodernity cinema imaginário pós-modernidade cinema |
description |
Films allow us to understand how far our projections go. Virtual worlds, complex realities, fragmentation of relationships, plots with no promise of happy ending are some of the characteristics of the contemporary cinema. The evolution without limits of the new technologies contributed to the creation of parallel worlds, imaginary beings and, in certain films, with identifications with the reality that provide sensations that come to thrill us. This paper aims to discuss the ways that lines the film today, analyzing two films, one Spanish and one Portuguese: America, by Joa?o Nuno Pinto (2010) and The Skin I Live In by Pedro Almodo?var (2011). Indeed the specificities of post-modernity are present in greater or lesser degree in the analyzed movies and the concepts proposed by MARTINS (2011) featuring the imagery in this context appear to be lenses that help us understand who we are today, based on our screen projections and identifications. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.105 https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.105 |
url |
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/105 https://www.revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/105/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sopcom |
publisher.none.fl_str_mv |
Sopcom |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Comunicando; Vol. 1 No. 1 (2012): The New Ways of Communication; 136 - 151 Revista Comunicando; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Las Nuevas Vías de Comunicación; 136 - 151 Revista Comunicando; Vol. 1 N.º 1 (2012): Os Novos Caminhos da Comunicação; 136 - 151 2182-4037 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138188206276608 |