O corpo da noção : imagens e imaginários no cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238067 |
Resumo: | Este texto pretende discutir as marcas identitárias produzidas por duas escolas cinematográficas que desde os anos 60 vêm influenciando a produção de filmes no Brasil, ancorados em uma estética audiovisual e narrativa que visa a agredir o espectador. Com isso, quer-se entender como aquilo que começou como proposta de um cinema revolucionário e de denúncia social acabou se tornando na própria marca do cinema nacional, e também da representação imagética do Brasil e dos brasileiros. Pretende-se ainda perceber como essas estratégias discursivas e audiovisuais podem ser percebidas nos filmes da chamada pós-retomada, ou seja, no cinema feito a partir de 2001. Nessa perspectiva, serão focalizados alguns desses filmes: O invasor, 2001, de Beto Brant; Cidade de Deus, 2001, de Fernando Meireles; Amarelo Manga, 2002, de Cláudio Assis; Contra todos 2004, de Roberto Moreira. |
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Rossini, Miriam de Souza2022-04-29T04:42:44Z20071415-0549http://hdl.handle.net/10183/238067000645187Este texto pretende discutir as marcas identitárias produzidas por duas escolas cinematográficas que desde os anos 60 vêm influenciando a produção de filmes no Brasil, ancorados em uma estética audiovisual e narrativa que visa a agredir o espectador. Com isso, quer-se entender como aquilo que começou como proposta de um cinema revolucionário e de denúncia social acabou se tornando na própria marca do cinema nacional, e também da representação imagética do Brasil e dos brasileiros. Pretende-se ainda perceber como essas estratégias discursivas e audiovisuais podem ser percebidas nos filmes da chamada pós-retomada, ou seja, no cinema feito a partir de 2001. Nessa perspectiva, serão focalizados alguns desses filmes: O invasor, 2001, de Beto Brant; Cidade de Deus, 2001, de Fernando Meireles; Amarelo Manga, 2002, de Cláudio Assis; Contra todos 2004, de Roberto Moreira.This paper discusses two identity signs produced by movieschools that, since the 60s, have influenced the productionof movies in Brazil, based on a audio-visual and narrativeaesthetic that aims to shock the spectator. We want to under-stand how something that began as a proposal of a revolu-tionary and social criticism cinema ended up becoming themain characteristic of Brazilian movies and also the repre-sentation of Brazil and Brazilians. It's also our aim tounderstand how these discursive and audio-visual strate-gies can be noticed in movies produced after 2001. Underthis perspective, this paper will focus on some of thesemovies: O Invasor (2001) directed by Beto Brant; Cidadede Deus (2001) directed by Fernando Meireles; AmareloManga (2002) directed by Cláudio Assis and Contra To-dos (2004) directed by Roberto Moreira.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 14, n. 34 (dez. 2007), p. 22-28ImaginárioCinema brasileiroCinemaCultureImaginaryMoviesO corpo da noção : imagens e imaginários no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000645187.pdf.txt000645187.pdf.txtExtracted Texttext/plain37934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238067/2/000645187.pdf.txtaff9851cadf627e11bc6960c83a92329MD52ORIGINAL000645187.pdfTexto completoapplication/pdf119554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238067/1/000645187.pdf08b58b93b29cca370e0cf2519b8c23c7MD5110183/2380672022-04-30 04:54:07.021269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:54:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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