Mais Educação: para além da ampliação do tempo e espaço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/95838 |
Resumo: | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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Mais Educação: para além da ampliação do tempo e espaçoPrograma Mais EducaçãoTempo IntegralGestão EducacionalDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirosA presente pesquisa intitulada “Mais Educação: Para além da Ampliação do Tempo e Es- paço” partiu do interesse em refletir acerca de uma proposta de Educação Integral em Tempo Integral emancipatória, na qual a preocupação principal está em compreender e sistematizar uma rede de conhecimentos com base nas alternativas e potencialidade desenvolvidas através das atividades oferecidas e relacionadas à proposta de uma Educação Integral em Tempo Integral e se estas possuem uma relação com a realidade dos sujeitos envolvidos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a política de educação integral da Secretaria de Educação a partir do Programa Mais Educação - PME na Escola Municipal Bom Pastor, e como se deu sua implementação. Enquanto objetivo específico procurou-se identificar que tipo de suporte este Programa oferece para a Educação Integral, bem como verificar como se dá a ampliação do tempo e as condições físicas de aprendizagem. A metodologia utilizada está fundamentada no princípio da pesquisa de campo com abordagem qualitativa cuja estratégia é o estudo de caso, compreendendo a ciência como produto humano, para envolver o processo histórico, realizando crítica e visando construir uma nova síntese no plano do conhecimento e da ação, por meio de análise bibliográfica, entrevistas, e análise documental. Assim, a partir da análise desenvolvida, concluímos que a Educação Integral em Tempo Integral oferecida pela Secretaria de Educação, ainda tem uma longa caminhada a seguir e a implementação do PME foi um ganho para as escolas, no que diz respeito aos recursos financeiros destinados para o desenvolvimento de atividades diversificadas e compras de materiais. Favorecendo assim, a organização escolar para além da ampliação do tempo e espaço, contribuindo para a formação do sujeito, aumentando suas oportunidades de forma significativa e emancipadora.2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/95838http://hdl.handle.net/10316/95838porEvangelista, Simone de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:15.215124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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