EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: COMO PAGAR A CONTA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/39545 |
Resumo: | O presente artigo problematiza a educação em tempo integral, que vem sendo discutida no meio político e acadêmico como uma das alternativas para superar a baixa qualidade do ensino público na educação básica. O texto retoma questões em relação à universalização do acesso ao ensino fundamental e ao descompasso entre quantidade e qualidade do ensino público. Apresentam-se, brevemente, o ordenamento constitucional-legal brasileiro em relação à ampliação do tempo educativo e dois modelos de educação em tempo integral que vem sendo adotados pelos sistemas de ensino: tempo integral na escola e tempo integral em espaços educativos. Por fim, aborda a questão do financiamento público para esta modalidade de ensino, concluindo pela necessidade de maior investimento para que a ampliação quantitativa acompanhe a ampliação qualitativa da educação. |
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EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: COMO PAGAR A CONTA?Educação em tempo integralModelos de ampliação do tempo educativoPolíticas de financiamento educacionalO presente artigo problematiza a educação em tempo integral, que vem sendo discutida no meio político e acadêmico como uma das alternativas para superar a baixa qualidade do ensino público na educação básica. O texto retoma questões em relação à universalização do acesso ao ensino fundamental e ao descompasso entre quantidade e qualidade do ensino público. Apresentam-se, brevemente, o ordenamento constitucional-legal brasileiro em relação à ampliação do tempo educativo e dois modelos de educação em tempo integral que vem sendo adotados pelos sistemas de ensino: tempo integral na escola e tempo integral em espaços educativos. Por fim, aborda a questão do financiamento público para esta modalidade de ensino, concluindo pela necessidade de maior investimento para que a ampliação quantitativa acompanhe a ampliação qualitativa da educação.Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2012-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/39545FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 2 (2012)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/39545/28654Scalabrin, Ionara Soveralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-19T13:54:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/39545Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2016-09-19T13:54:21FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente artigo problematiza a educação em tempo integral, que vem sendo discutida no meio político e acadêmico como uma das alternativas para superar a baixa qualidade do ensino público na educação básica. O texto retoma questões em relação à universalização do acesso ao ensino fundamental e ao descompasso entre quantidade e qualidade do ensino público. Apresentam-se, brevemente, o ordenamento constitucional-legal brasileiro em relação à ampliação do tempo educativo e dois modelos de educação em tempo integral que vem sendo adotados pelos sistemas de ensino: tempo integral na escola e tempo integral em espaços educativos. Por fim, aborda a questão do financiamento público para esta modalidade de ensino, concluindo pela necessidade de maior investimento para que a ampliação quantitativa acompanhe a ampliação qualitativa da educação. |
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