Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Branco, Neusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28726
Resumo: Neste artigo procuramos mostrar que, em termos curriculares, as explorações e investigações matemáticas podem ser integradas no dia a dia da sala de aula de Matemática em vez de constituírem um trabalho periférico. Tendo por base dois episódios, um relativo à aprendizagem inicial dos números racionais no 5.º ano e outro relativo à aprendizagem da linguagem algébrica no 7.º ano, mostramos como tarefas deste tipo podem ser apresentadas aos alunos tendo em atenção a necessária interpretação, proporcionar momentos significativos de trabalho autónomo, e conduzir a discussões coletivas muito participadas. Deste modo, são tarefas que proporcionam um funcionamento da sala de aula com características inovadoras em relação ao ensino convencional baseado na exposição de conceitos e procedimentos, apresentação de exemplos e prática de exercícios, e com resultados muito mais positivos em termos de aprendizagem.
id RCAP_1c419e035510d93cbdc1e7fa2c3107e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de exploração e investigação na aula de MatemáticaExploraçõesInvestigaçõesPrática lectivaNúmeros racionaisPensamento algébricoExplorationsInvestigationsTeaching practiceRational numbersAlgebraic thinkingNeste artigo procuramos mostrar que, em termos curriculares, as explorações e investigações matemáticas podem ser integradas no dia a dia da sala de aula de Matemática em vez de constituírem um trabalho periférico. Tendo por base dois episódios, um relativo à aprendizagem inicial dos números racionais no 5.º ano e outro relativo à aprendizagem da linguagem algébrica no 7.º ano, mostramos como tarefas deste tipo podem ser apresentadas aos alunos tendo em atenção a necessária interpretação, proporcionar momentos significativos de trabalho autónomo, e conduzir a discussões coletivas muito participadas. Deste modo, são tarefas que proporcionam um funcionamento da sala de aula com características inovadoras em relação ao ensino convencional baseado na exposição de conceitos e procedimentos, apresentação de exemplos e prática de exercícios, e com resultados muito mais positivos em termos de aprendizagem.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, MarisaBranco, Neusa2017-08-22T10:36:08Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28726porPonte, J. P., Quaresma, M., & Branco, N. (2012). Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática. Educação Matemática Em Foco, 1(1), 9-29.1981-6979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.381935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
title Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
spellingShingle Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
Ponte, João Pedro da
Explorações
Investigações
Prática lectiva
Números racionais
Pensamento algébrico
Explorations
Investigations
Teaching practice
Rational numbers
Algebraic thinking
title_short Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
title_full Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
title_fullStr Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
title_full_unstemmed Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
title_sort Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Branco, Neusa
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Branco, Neusa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Branco, Neusa
dc.subject.por.fl_str_mv Explorações
Investigações
Prática lectiva
Números racionais
Pensamento algébrico
Explorations
Investigations
Teaching practice
Rational numbers
Algebraic thinking
topic Explorações
Investigações
Prática lectiva
Números racionais
Pensamento algébrico
Explorations
Investigations
Teaching practice
Rational numbers
Algebraic thinking
description Neste artigo procuramos mostrar que, em termos curriculares, as explorações e investigações matemáticas podem ser integradas no dia a dia da sala de aula de Matemática em vez de constituírem um trabalho periférico. Tendo por base dois episódios, um relativo à aprendizagem inicial dos números racionais no 5.º ano e outro relativo à aprendizagem da linguagem algébrica no 7.º ano, mostramos como tarefas deste tipo podem ser apresentadas aos alunos tendo em atenção a necessária interpretação, proporcionar momentos significativos de trabalho autónomo, e conduzir a discussões coletivas muito participadas. Deste modo, são tarefas que proporcionam um funcionamento da sala de aula com características inovadoras em relação ao ensino convencional baseado na exposição de conceitos e procedimentos, apresentação de exemplos e prática de exercícios, e com resultados muito mais positivos em termos de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2017-08-22T10:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28726
url http://hdl.handle.net/10451/28726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Quaresma, M., & Branco, N. (2012). Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática. Educação Matemática Em Foco, 1(1), 9-29.
1981-6979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369977204736