O contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação tecnológica e curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Doroteia de Almeida Sarmento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3373
Resumo: A evolução para a sociedade do conhecimento, realçando a inovação científica e tecnológica desencadeia novos contextos e desafios. É fundamental que os professores tenham atitudes positivas face à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para garantir a efetiva integração das mesmas no processo de ensino-aprendizagem. Perante este contexto, neste estudo foi aplicado um inquérito por questionário a 115 professores de 3 agrupamentos de escolas em Portugal. Procurou-se, assim, compreender se as perspetivas e as representações dos docentes sobre o contributo da utilização das TIC para a inovação pedagógica e curricular, variam em função do ciclo de ensino (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo/secundário de escolaridade) que lecionam. Os resultados evidenciaram que, à medida que o nível de escolaridade vai aumentando, as exigências colocadas aos professores em termos de utilização das TIC são maiores e que, de facto, os docentes do 3º ciclo/secundário são os que mais investem em formação comparativamente aos professores inquiridos do pré-escolar e 1º ciclo. Recomenda-se uma maior aposta na formação contínua dos professores (desde o estágio) e na realização de formações de qualidade que vão de encontro às necessidades dos docentes e os auxiliem na elaboração de recursos potenciadores das aprendizagens.
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