As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTEL, Nara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831
Resumo: Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.
id UFMT-3_78e7ed35dcb3fb9566be799af2e5071d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3831
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.Universidade Federal de Mato Grosso2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/383110.29286/rep.v25i59/2.3831Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 476-5012238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831/2612Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPIMENTEL, Nara2016-06-29T17:16:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3831Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-06-29T17:16:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
title As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
PIMENTEL, Nara
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
author PIMENTEL, Nara
author_facet PIMENTEL, Nara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTEL, Nara
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
description Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831
10.29286/rep.v25i59/2.3831
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i59/2.3831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831/2612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 476-501
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i59/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216047751168