Turismo, Turistas e Paisagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/21478 https://doi.org/10.14198/inturi2012.4.02 |
Resumo: | O turismo e a paisagem são dois elementos que estão intimamente ligados e particularmente ancorados no território. O turismo recorre a diversos instrumentos para vender os lugares. Todavia, a paisagem funciona como elemento central do marketing territorial. Em muitos casos, é a paisagem que seduz ou influencia o desejo dos turistas pela procura de novos lugares ou por mais procura nos destinos que visitam. Na verdade, muitas experiências turísticas são construídas e adquiridas através da paisagem. É através dos diferentes ‘olhares’, projetados para a paisagem e percebidos através dela, que o turista constrói novas imagens, novos signos e novas experiências. O presente artigo analisa, numa perspetiva geográfica, a relação do turismo e do turista com a paisagem. Os autores utilizaram como suporte metodológico a revisão bibliográfica e recorreram a exemplos práticos na Vila de Monsaraz (Alentejo – Portugal) onde, através da observação direta e do recurso à fotografia, descreveram a forma como o turista se comporta no momento da sua chegada à referida vila |
id |
RCAP_1c60e5432c3af3db8442b16505b80b04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/21478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Turismo, Turistas e PaisagemTurismoTuristasPaisagemAlentejoO turismo e a paisagem são dois elementos que estão intimamente ligados e particularmente ancorados no território. O turismo recorre a diversos instrumentos para vender os lugares. Todavia, a paisagem funciona como elemento central do marketing territorial. Em muitos casos, é a paisagem que seduz ou influencia o desejo dos turistas pela procura de novos lugares ou por mais procura nos destinos que visitam. Na verdade, muitas experiências turísticas são construídas e adquiridas através da paisagem. É através dos diferentes ‘olhares’, projetados para a paisagem e percebidos através dela, que o turista constrói novas imagens, novos signos e novas experiências. O presente artigo analisa, numa perspetiva geográfica, a relação do turismo e do turista com a paisagem. Os autores utilizaram como suporte metodológico a revisão bibliográfica e recorreram a exemplos práticos na Vila de Monsaraz (Alentejo – Portugal) onde, através da observação direta e do recurso à fotografia, descreveram a forma como o turista se comporta no momento da sua chegada à referida vilaInstituto Universitario de Investigaciones Turísticas / Universidad de Alicante / España2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/21478http://hdl.handle.net/10316/21478https://doi.org/10.14198/inturi2012.4.02por2174-5609http://www.investigacionesturisticas.es/iuit/article/view/54Marujo, NoémiSantos, Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-06T17:00:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:30.507696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo, Turistas e Paisagem |
title |
Turismo, Turistas e Paisagem |
spellingShingle |
Turismo, Turistas e Paisagem Marujo, Noémi Turismo Turistas Paisagem Alentejo |
title_short |
Turismo, Turistas e Paisagem |
title_full |
Turismo, Turistas e Paisagem |
title_fullStr |
Turismo, Turistas e Paisagem |
title_full_unstemmed |
Turismo, Turistas e Paisagem |
title_sort |
Turismo, Turistas e Paisagem |
author |
Marujo, Noémi |
author_facet |
Marujo, Noémi Santos, Norberto |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Norberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marujo, Noémi Santos, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Turistas Paisagem Alentejo |
topic |
Turismo Turistas Paisagem Alentejo |
description |
O turismo e a paisagem são dois elementos que estão intimamente ligados e particularmente ancorados no território. O turismo recorre a diversos instrumentos para vender os lugares. Todavia, a paisagem funciona como elemento central do marketing territorial. Em muitos casos, é a paisagem que seduz ou influencia o desejo dos turistas pela procura de novos lugares ou por mais procura nos destinos que visitam. Na verdade, muitas experiências turísticas são construídas e adquiridas através da paisagem. É através dos diferentes ‘olhares’, projetados para a paisagem e percebidos através dela, que o turista constrói novas imagens, novos signos e novas experiências. O presente artigo analisa, numa perspetiva geográfica, a relação do turismo e do turista com a paisagem. Os autores utilizaram como suporte metodológico a revisão bibliográfica e recorreram a exemplos práticos na Vila de Monsaraz (Alentejo – Portugal) onde, através da observação direta e do recurso à fotografia, descreveram a forma como o turista se comporta no momento da sua chegada à referida vila |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/21478 http://hdl.handle.net/10316/21478 https://doi.org/10.14198/inturi2012.4.02 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/21478 https://doi.org/10.14198/inturi2012.4.02 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2174-5609 http://www.investigacionesturisticas.es/iuit/article/view/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas / Universidad de Alicante / España |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas / Universidad de Alicante / España |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133682177409024 |