O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moisão, Ângela, Amaral, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5923
Resumo: A experiência é fundamental no turismo. O turista é uma pessoa informada, com novas necessidades e procura mais do que o descanso. Pretende uma experiência única e um serviço diferenciado, adaptado às suas necessidades. Estas novas exigências podem ser um verdadeiro desafio para as empresas no que concerne à criação e cocriação de experiências. No panorama atual, com os impactos da pandemia por Covid-19, este processo exige maior flexibilidade para continuar a proporcionar experiências memoráveis aos clientes num ambiente seguro. O objetivo deste artigo consiste em perceber os impactos da pandemia na oferta de experiências turísticas, tomando como exemplos exploratórios, unidades de Turismo em Espaço Rural (TER) do Baixo Alentejo (BA). Tendo por base um relatório de projeto de fim de curso, tomou-se como estudos de caso, duas empresas de turismo em espaço rural do Baixo Alentejo, que se destacam pelo trabalho desenvolvido na criação de experiências para os seus clientes e que foram também afetadas pela pandemia Covid-19. Através da realização de entrevistas semiestruturadas aos empresários gestores dos empreendimentos turísticos, constatou-se que os impactos mais evidentes assentaram na necessidade de adaptação e reorganização da estrutura organizacional e ao nível da procura e das atividades realizadas para grandes grupos.
id RCAP_a705c07743121becbd01aa53b82318eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratórioTurismo experiencialExperiência turísticaMarketing experiencialTurismo ruralBaixo AlentejoA experiência é fundamental no turismo. O turista é uma pessoa informada, com novas necessidades e procura mais do que o descanso. Pretende uma experiência única e um serviço diferenciado, adaptado às suas necessidades. Estas novas exigências podem ser um verdadeiro desafio para as empresas no que concerne à criação e cocriação de experiências. No panorama atual, com os impactos da pandemia por Covid-19, este processo exige maior flexibilidade para continuar a proporcionar experiências memoráveis aos clientes num ambiente seguro. O objetivo deste artigo consiste em perceber os impactos da pandemia na oferta de experiências turísticas, tomando como exemplos exploratórios, unidades de Turismo em Espaço Rural (TER) do Baixo Alentejo (BA). Tendo por base um relatório de projeto de fim de curso, tomou-se como estudos de caso, duas empresas de turismo em espaço rural do Baixo Alentejo, que se destacam pelo trabalho desenvolvido na criação de experiências para os seus clientes e que foram também afetadas pela pandemia Covid-19. Através da realização de entrevistas semiestruturadas aos empresários gestores dos empreendimentos turísticos, constatou-se que os impactos mais evidentes assentaram na necessidade de adaptação e reorganização da estrutura organizacional e ao nível da procura e das atividades realizadas para grandes grupos.2023-10-11T16:04:27Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5923porhttps://doi.org/10.18089/DAMeJ.2021.40.4Rodrigues, Ana IsabelMoisão, ÂngelaAmaral, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T09:43:15Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T09:43:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
title O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
spellingShingle O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
Rodrigues, Ana Isabel
Turismo experiencial
Experiência turística
Marketing experiencial
Turismo rural
Baixo Alentejo
title_short O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
title_full O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
title_fullStr O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
title_full_unstemmed O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
title_sort O impacto do Covid-19 na oferta de experiências turísticas em turismo em espaço rural: Um estudo exploratório
author Rodrigues, Ana Isabel
author_facet Rodrigues, Ana Isabel
Moisão, Ângela
Amaral, Marta
author_role author
author2 Moisão, Ângela
Amaral, Marta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Isabel
Moisão, Ângela
Amaral, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo experiencial
Experiência turística
Marketing experiencial
Turismo rural
Baixo Alentejo
topic Turismo experiencial
Experiência turística
Marketing experiencial
Turismo rural
Baixo Alentejo
description A experiência é fundamental no turismo. O turista é uma pessoa informada, com novas necessidades e procura mais do que o descanso. Pretende uma experiência única e um serviço diferenciado, adaptado às suas necessidades. Estas novas exigências podem ser um verdadeiro desafio para as empresas no que concerne à criação e cocriação de experiências. No panorama atual, com os impactos da pandemia por Covid-19, este processo exige maior flexibilidade para continuar a proporcionar experiências memoráveis aos clientes num ambiente seguro. O objetivo deste artigo consiste em perceber os impactos da pandemia na oferta de experiências turísticas, tomando como exemplos exploratórios, unidades de Turismo em Espaço Rural (TER) do Baixo Alentejo (BA). Tendo por base um relatório de projeto de fim de curso, tomou-se como estudos de caso, duas empresas de turismo em espaço rural do Baixo Alentejo, que se destacam pelo trabalho desenvolvido na criação de experiências para os seus clientes e que foram também afetadas pela pandemia Covid-19. Através da realização de entrevistas semiestruturadas aos empresários gestores dos empreendimentos turísticos, constatou-se que os impactos mais evidentes assentaram na necessidade de adaptação e reorganização da estrutura organizacional e ao nível da procura e das atividades realizadas para grandes grupos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2023-10-11T16:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5923
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/10.18089/DAMeJ.2021.40.4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543014351896576