Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maria Beatriz Madeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30630
Resumo: O presente relatório documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se no ensino de técnicas e estratégias de seleção e organização de informação e no desenvolvimento de competências de produção textual, nomeadamente, de textos para divulgação de informação – o póster, com recurso ao modelo Big6 e a uma sequência didática. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa com características aproximadas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução nas aprendizagens dos alunos face aos objetivos definidos. Assim, concluiu-se que, (i) a implementação das diferentes etapas definidas no modelo Big6 permitiu aos alunos a monotorização do seu trabalho realizado e (ii) com base nos pressupostos do modelo, verificou-se que este contribuiu para o ensino explícito e sistematizado de técnicas e estratégias de seleção e organização da informação, competências que se consideraram essenciais a ser trabalhadas previamente para que os alunos apresentassem um bom desempenho na produção do texto para a explicitação e divulgação de conhecimentos. Também o recurso a uma sequência didática se demonstrou importante para o ensino do género textual em foco, dado que os resultados obtidos no final da implementação (pós-teste) foram, no que diz respeito às características do género, muito distintas daquelas que se verificaram na produção inicial (pré-teste). A articulação entre as disciplinas de Português e Estudo do Meio permitiu um maior envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, uma maior apropriação dos conteúdos trabalhados.
id RCAP_1c6e03bd57a948e67f51ee1a979bf9cf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridadeTécnicas de seleção e organização de informaçãoPósterModelo Big6Sequência didática1º Ciclo do ensino básicoInformation selection and organization techniquesPosterBig6 modelDidactic sequence1st Cycle of basic educationO presente relatório documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se no ensino de técnicas e estratégias de seleção e organização de informação e no desenvolvimento de competências de produção textual, nomeadamente, de textos para divulgação de informação – o póster, com recurso ao modelo Big6 e a uma sequência didática. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa com características aproximadas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução nas aprendizagens dos alunos face aos objetivos definidos. Assim, concluiu-se que, (i) a implementação das diferentes etapas definidas no modelo Big6 permitiu aos alunos a monotorização do seu trabalho realizado e (ii) com base nos pressupostos do modelo, verificou-se que este contribuiu para o ensino explícito e sistematizado de técnicas e estratégias de seleção e organização da informação, competências que se consideraram essenciais a ser trabalhadas previamente para que os alunos apresentassem um bom desempenho na produção do texto para a explicitação e divulgação de conhecimentos. Também o recurso a uma sequência didática se demonstrou importante para o ensino do género textual em foco, dado que os resultados obtidos no final da implementação (pós-teste) foram, no que diz respeito às características do género, muito distintas daquelas que se verificaram na produção inicial (pré-teste). A articulação entre as disciplinas de Português e Estudo do Meio permitiu um maior envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, uma maior apropriação dos conteúdos trabalhados.The following report of the research project documents a study carried out during Internship IV, in a 4th grade class of the 1st Cycle of Basic Education. The problem under this study focused on the teaching of techniques and strategies for information selection and organization and the development of textual production skills, namely, texts for information dissemination - the poster, using the Big6 model and a didactic sequence. In relation to the methodological options, the study fits into a quantitative and qualitative research approach with characteristics close to that advocated by the research-action methodology. The obtained results demonstrated an evolution in the students’ learning against the defined objectives. Therefore, it was concluded that (i) the implementation of the different steps defined in the Big6 model allowed students to monitor their work and (ii) based on the assumptions of the model, it was found that it contributed to the explicit and systematic teaching of techniques and strategies of selection and organization of information, skills that were considered essential to be previously worked so that the students presented a good performance in the production of the text for the explanation and dissemination of knowledge. Also, the use of a didactic sequence proved to be important for the teaching of the textual genre in focus, since the results obtained at the end of the implementation (post-test) were, as far as the characteristics of the genre, very different from those that were verified in initial production (pre-test). The articulation between the Portuguese and Environmental Studies subjects allowed a greater involvement of the students in their teaching-learning process and, consequently, a greater appropriation of the contents worked.Pinto, Mariana OliveiraRepositório ComumGil, Maria Beatriz Madeira2019-12-19T14:03:58Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30630TID:202368564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.881618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
title Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
spellingShingle Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
Gil, Maria Beatriz Madeira
Técnicas de seleção e organização de informação
Póster
Modelo Big6
Sequência didática
1º Ciclo do ensino básico
Information selection and organization techniques
Poster
Big6 model
Didactic sequence
1st Cycle of basic education
title_short Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
title_full Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
title_fullStr Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
title_sort Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
author Gil, Maria Beatriz Madeira
author_facet Gil, Maria Beatriz Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Maria Beatriz Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de seleção e organização de informação
Póster
Modelo Big6
Sequência didática
1º Ciclo do ensino básico
Information selection and organization techniques
Poster
Big6 model
Didactic sequence
1st Cycle of basic education
topic Técnicas de seleção e organização de informação
Póster
Modelo Big6
Sequência didática
1º Ciclo do ensino básico
Information selection and organization techniques
Poster
Big6 model
Didactic sequence
1st Cycle of basic education
description O presente relatório documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se no ensino de técnicas e estratégias de seleção e organização de informação e no desenvolvimento de competências de produção textual, nomeadamente, de textos para divulgação de informação – o póster, com recurso ao modelo Big6 e a uma sequência didática. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa com características aproximadas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução nas aprendizagens dos alunos face aos objetivos definidos. Assim, concluiu-se que, (i) a implementação das diferentes etapas definidas no modelo Big6 permitiu aos alunos a monotorização do seu trabalho realizado e (ii) com base nos pressupostos do modelo, verificou-se que este contribuiu para o ensino explícito e sistematizado de técnicas e estratégias de seleção e organização da informação, competências que se consideraram essenciais a ser trabalhadas previamente para que os alunos apresentassem um bom desempenho na produção do texto para a explicitação e divulgação de conhecimentos. Também o recurso a uma sequência didática se demonstrou importante para o ensino do género textual em foco, dado que os resultados obtidos no final da implementação (pós-teste) foram, no que diz respeito às características do género, muito distintas daquelas que se verificaram na produção inicial (pré-teste). A articulação entre as disciplinas de Português e Estudo do Meio permitiu um maior envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, uma maior apropriação dos conteúdos trabalhados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T14:03:58Z
2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30630
TID:202368564
url http://hdl.handle.net/10400.26/30630
identifier_str_mv TID:202368564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378396938240